Nascemos, apaixonamo-nos, vivemos e partimos – apenas a natureza fica, silenciosa testemunha de amores proibidos e estórias que se perdem no tempo…

Na Aldeia Histórica de Sortelha, dois penedos rochosos contam a história de um amor que acabou em tragédia.

@Lendas-Portuguesas

Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, vivia no castelo de Sortelha um alcaide cristão casado com uma dama que se supunha praticante de bruxarias. O casal tinha uma filha, cuja formosura era conhecida em toda a região. Apesar de não lhe faltarem pretendentes, estava prometida em casamento a outro alcaide da zona.

@Lendas-Portuguesas

Entretanto, o castelo é cercado pelos mouros, e Sortelha vive tempos difíceis. É então que a jovem donzela conhece o príncipe mouro, e se enamora dele. Também o cavaleiro, que entre as voltas do cerco já admirava a donzela, há muito que se tinha apaixonado por ela. Em segredo, começam a trocar mensagens e presentes, conseguindo assim serenar a paixão que sentiam.

@Lendas-Portuguesas

Mas a mãe da donzela, sempre atenta, vigiava a filha… Soube que, certa noite, os apaixonados iam encontrar-se pela primeira vez, junto à porta da muralha. Decide então segui-la e encontra-a, junto do amado, beijando-se. A bruxa (ou fada) ergue então o braço sobre o casal, e este desaparece, deixando no seu lugar os dois penedos.

Devido ao desaparecimento do príncipe, os mouros acabam por abandonar o cerco. O alcaide, desgostoso pela perda da filha, decide fundar uma nova povoação junto ao fundo do vale. Desta estória restam apenas os dois penedos, a que chama ainda o povo, as Pedras do Beijo Eterno…

Esta é apenas uma das mais curiosas e apaixonantes lendas que se contam na Aldeia Histórica de Sortelha, um lugar sem igual em todo o mundo. A partir do momento em que cruzamos a Porta do Castelo, entramos no largo central e descobrimos a Casa da Câmara e o Pelourinho, a Casa Número 1 e avistamos o Castelo, percebemos que o tempo não passou por aqui.

Há mais para descobrir nesta belíssima Aldeia Histórica. Por exemplo, e bem a propósito da lenda que acabámos de contar, a Casa Árabe, situada na Rua da Mesquita, perto da Porta Falsa e da Torre do Facho. Simples imóvel de arquitetura tradicional, de um só piso, de planta em L e regular, vãos de lintel reto sem moldura e uma inscrição no lintel: “Jhvs Ave Maria”. Tendo em conta as ombreiras biseladas da porta e a inscrição em gótico cursivo, a casa deve recuar ao século XIV.

A Aldeia Histórica de Sortelha espera por nós, eternos apaixonados, amantes de História ou apenas viajantes incuráveis, para nos oferecer memórias inesquecíveis de um paraíso único no mundo…