Por entre lendas e castelos, sabores, artes e ofícios sem igual, pelas Aldeias Históricas de Portugal descobrimos lugares conservados no tempo, onde apetece perdermo-nos por labirínticas ruas plenas de estórias por contar e paisagens a perder de vista…

@Pedro Martins

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: poucos são os quilómetros que separam estas aldeias da Beira Interior portuguesa, um destino que são 12. As Aldeias Históricas de Portugal apaixonam e deslumbram-nos pelas suas tradições, costumes e estórias. Num mundo onde descobrimos a ancestralidade portuguesa, apetece partir à aventura e descobrir cada uma das tão singulares e curiosas Aldeias Históricas de Portugal.

@Pedro Martins

Este destino que são 12 convida-nos a escapar do bulício das cidades e encontrar nas aldeias a tranquilidade tão almejada – o que para alguns, pode ser a descoberta das estórias e lendas apaixonantes de Sortelha (as rochas do beijo eterno) ou de Castelo Mendo (as pedras do Mendo e a Menda, os amantes condenados), e para outros uma viagem no tempo até às invasões francesas em Almeida, onde na Praça-forte os soldados portugueses resistiram aos avanços das tropas de Napoleão Bonaparte. Já para os mais audazes, a melhor sugestão para descobrir cada recanto das Aldeias Históricas de Portugal será mesmo seguir à aventura pelas serras e parques naturais que rodeiam o seu território: a pé ou de bicicleta, é preciso mesmo é partir.

@Pedro Martins

Afinal, há que lembrar que a preservação da natureza é uma das principais prioridades das Aldeias Históricas de Portugal, que estão em processo de certificação como Destino Biosphere, um título reconhecido pela UNESCO e atribuído pelo Instituto de Turismo Responsável. As Aldeias Históricas de Portugal serão o primeiro destino português a receber a distinção.

@Pedro Martins

Para isso, nada como aproveitar o desafio “The Castles Quest”, que decorre de 15 a 23 de setembro de 2018. Ao longo de 12 etapas de duas rodas, os ciclistas mais aventureiros conquistam aldeias, castelos e fortalezas, como guerreiros de antigamente. No final, cada ciclista recebe um certificado, tornando-se um explorador das Aldeias Históricas de Portugal.

@Pedro Martins

Pelas Aldeias Históricas de Portugal, seja a pé ou de bicicleta, o mote é Turismo Ativo e Sustentável: um convite para sermos mais saudáveis e felizes nas férias, mas também em escapadelas.