A poucos minutos da cidade de Mêda, descobrimos Marialva, a Aldeia Histórica da lenda da donzela dos pés de cabra. Uma relíquia viva da ancestralidade portuguesa, que transporta o visitante às raízes mais profundas da História do nosso país.

Constituída por três núcleos distintos, a Cidadela ou Vila no interior do Castelo, agora despovoada; o Arrabalde que prolonga a Vila para além da zona amuralhada; e a Devesa, situada a sul da cidadela, que se estende pela planície até à ribeira de Marialva, esta aldeia histórica conserva ainda marcas da passagem de povos tão diferentes como os Romanos, Godos, Árabes e finalmente, os Cristãos. Percorrer as ruas de Marialva, onde edifícios de várias origens ainda resistem, orgulhosos, à passagem do tempo, é uma verdadeira viagem no tempo, única e enriquecedora.

Para além das incríveis descobertas que se fazem em Marialva, esta aldeia histórica é também um lugar para descansar o corpo e a alma. Há um alojamento nesta aldeia que oferece todo o conforto e tranquilidade de que precisa quem, durante o ano inteiro, suspira por um momento de descanso, longe da confusão das cidades: as Casas do Côro. Singelo boutique hotel, villas e Eco friendly Concept SPA, as Caras do Côro nasceram da dedicação dos seus fundadores, Cármen e Paulo Romão, e já se tornou uma referência para os projetos de alojamento em Portugal.

De facto, as Casas do Côro são o lugar ideal para quem quer fugir do bulício das cidades e quer apreciar o que este lugar mágico tem para oferecer: excelente gastronomia e vinhos, acolhimento ímpar com a reconhecida hospitalidade beirã, bem como a beleza de uma região única, onde se respira paz e tranquilidade.

As Casas, de arquitetura beirã, foram integralmente reconstruídas, para bem receber os seus hóspedes. Existem casas com apenas 1 quarto, perfeitas para um casal em clima de romance, até casas com 3 quartos, ideais para uma viagem em família. Incluem-se, ainda, na oferta das Casas do Côro, maravilhosas suites com vista para as panorâmicas da Beira Interior Portuguesa.

Foto de Longroiva Hotel Rural.
Mas existem mais sugestões de alojamento no concelho de Mêda, perfeitas para quem procura de momentos de pura descontração: o Longroiva Hotel Rural, por exemplo, é um local de charme onde ruralidade, inovação e bom gosto encontram uma simbiose perfeita. Um hotel localizado numa estância termal de excelência, de onde emergem diversas fontes com propriedades diferentes (nascentes de águas purgativas, férreas e minerais). O Longroiva Hotel Rural destaca-se ainda pelos seus restaurantes, Isabel de Aragão e Panorâmico, onde se podem degustar deliciosas iguarias da gastronomia duriense e beirã.

Foto de Casa do Redondo.

A Casa do Redondo, localizada na aldeia do Rabaçal, é outra das sugestões de alojamento no concelho de Mêda: inserida numa vasta propriedade de aproximadamente 27 Hectares, proporciona aos seus hóspedes a tranquilidade de uma casa rural portuguesa e a simultaneamente a sedução de habitar um solar do século XVIII, contruída por ancestrais da atual família dos Sampaio e Mello. A Casa do Redondo dispõe de cinco quartos: um quarto duplo e 4 quartos twin. Todos os quartos são espaçosos, possuem um sofá cama e mantém a estrutura da casa do século XVIII. Os amantes de um bom livro vão gostar também de saber que, dentro do alojamento, há também uma singela biblioteca.

Assim, não faltam razões para visitar Marialva e as Aldeias Históricas de Portugal, para repousar do stress do dia-a-dia ou partir à aventura pelos caminhos circundantes (como a Grande Rota 22, por exemplo)…

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/casas-do-coro

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/longroiva-hotel-termal-spa

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/casa-do-redondo