É sábado, está sol e um aroma convidativo dá-nos as boas vindas ao Picadeiro D’El Rey, em Almeida. O antigo Trem de Artilharia da vila histórica é hoje palco de actividades menos bélicas: um workshop de doçaria tradicional.
As “professoras” Ana e Belén são funcionárias do Câmara, mas nos dias de festa já estão habituadas a usar outras fardas. Desta vez vestem o avental de doceiras de serviço e estão aqui para partilhar o conhecimento com quem mostra vontade de meter a mão na massa.
São alguns os doces tradicionais de Almeida: as bolas doces, as bolas pardas e os esquecidos, mas são os económicos os eleitos do dia. Esta receita tradicional não é exclusiva desta região: em Trás-os-Montes , por exemplo, são mais conhecidos por azeiteiros. Segundo Ana, apesar da sua simplicidade, é muito difícil conseguir que estes biscoitos tenham o sabor de antigamente, já que nos tempos das avós “todos os ingredientes eram caseiros, o açúcar era a única coisa que se tinha que comprar”. Belén, nascida em Ciudad Rodrigo, adoptou a tradição de fazer estes biscoitos no forno a lenha da Junça, terra do marido que há 20 anos a acolheu.
As participantes desta manhã medem, misturam, vertem, amassam, tendem enquanto questionam Ana e Belén: “Podemos usar açúcar amarelo?” – “Nem pensar! Açúcar amarelo só nas bolas doces. Não se mexe na receita tradicional!”. Quando começam a sair as primeiras fornadas, fotografam as suas criações, orgulhosas. Em dias de festa coloca-se uma amêndoa em cima de cada um destes bolinhos, que têm na aguardente e no azeite os grandes protagonistas. “Hoje só em dias de festa, antigamente é que se punha sempre, porque havia muita amendoeira pelos campos”, recorda Belén num português ainda com sotaque do outro lado da fronteira.
Um aroma intenso a cozinha da avó alastra pelo picadeiro e atrai os primeiros curiosos. Professoras e participantes partilham estes económicos com quem se aproxima e não tardam a ouvir-se os sons de aprovação “Hmmmm que bom!”.
– “Sim, mas agora já chega, que estes biscoitos são para as cestas do piquenique logo à tardinha”. ri Ana, enquanto dá mais uma trinca num bolinho, comprovando como a receita da avó nunca falha.
Receita dos Biscoitos “Económicos”:
Ingredientes:
- 12 ovos
- 1 kg de açúcar
- 2 chávenas de leite
- 2 colheres de bicarbonato de sódio dissolvido no leite morno
- sumo de 3 laranjas
- 1 cálice de aguardente
- 2 colheres de sopa de margarina
- 2 chávenas de azeite
- 1 colher de chá de fermento
- aproximadamente 3 kgs de farinha
Modo de preparação:
Misturar todos os ingredientes num recipiente até obter uma massa homogénea. Com uma colher de sopa dosear as quantidades e vertê-las sobre o papel vegetal que cobre o tabuleiro de ir ao forno. Pincelar com ovo e açúcar e levar ao forno a 200º / 220º durante aproximadamente 10 minutos. Repetir até esgotar a massa.
Esta receita dá para aproximadamente 90 – 120 biscoitos, dependendo do tamanho da colher.
4 comentários
São Gonçalves
Dezembro 1, 2020 @ 13:08
Olá bom dia, obrigado pela receita acabei de a fazer, fiz só metade da dose pois não sabia como me ia sair mas adorei ficaram muito bons . parabéns.
São Gonçalves
Dezembro 1, 2020 @ 13:10
Parabéns , acabei de fazer ficaram muito bons.obrigado
aldeias_admin
Maio 16, 2021 @ 22:20
Que bom, São! Será para repetir, certo? 🙂
José Figueiredo
Janeiro 12, 2021 @ 04:50
Essa é uma forma já muito moderna de fazer biscoitos…