Vestida da cor do céu, ela tem cabelo azul e uma coroa branca, a fazer lembrar a neve, na cabeça. Os seus braços são tranças de lã. É o fantoche da Senhora das Neves, a Santa que salvou Almeida de um incêncio ao fazer nevar em pleno verão, recriada em lã pelas mãos da artista plástica Ana Almeida. 

Resultado de imagem para HISTÓRIAS CRIATIVAS ALDEIAS HISTÓRICAS

Estamos a falar dos bonecos do projeto “Histórias Criativas”, doze fantoches que representam cada uma das mais representativas lendas das Aldeias Históricas de Portugal, desenhados e criados por Ana Almeida, uma artista plástica que se apaixonou por estes lugares encantados e as suas estórias.


A iniciativa surgiu das Aldeias Históricas de Portugal, que convidou as crianças do 1º ciclo escolar dos municípios da rede a reinventarem as lendas/estórias das suas aldeias, a partir do seu conhecimento das mesmas. Daí surgiu o concurso “Histórias Criativas – Eu conheço a Minha Aldeia” e um atelier de escrita criativa, que serviu de inspiração para o livro infantil “Lendas da Tua História”, da autoria da escritora Rosário Alçada Araújo, com ilustrações de João Rui Frade.

Foto de Histórias Criativas by Ana Almeida.

E foi também a partir das estórias das crianças que Ana Almeida se inspirou para criar 12 fantoches, seis rapazes e seis rapazes, que representam os valorosos heróis das lendas e mitos das Aldeias Históricas de Portugal. Bonecos coloridos, criados a partir de uma das mais importantes matérias-primas da região – a lã –, e a partir de um cruzamento entre as técnicas de saber fazer mais tradicional ao design contemporâneo. Uma forma de aliar a tradição à modernidade, num projeto em que o objetivo era trazer o passado ao presente.

Foto de Histórias Criativas by Ana Almeida.

Os bonecos podem ser agora encontrados no Atelier Histórias Criativas – onde se realizam iniciativas com escolas, promovendo o envolvimento dos mais pequenos com os mitos e lendas que compõem a História das aldeias e do nosso país –, e na Casa da Lagariça, ambos na Aldeia Histórica de Castelo Novo, assim como nos Postos de Turismo das Aldeias Históricas de Sortelha e Linhares da Beira.

Mas já pode ter estes fantoches, assim como o livro “Lendas da Tua História” em casa – basta encomendá-los online, a partir desta página, e assim maravilhar miúdos (e até graúdos) contando a partir de divertidos bonecos de lã os fascinantes mitos e lendas das Aldeias Históricas de Portugal!