“O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca e que é preciso andar muito para alcançar o que está perto” (José Saramago)

Falou assim um dia um dos mais brilhantes escritores do nosso país, o eterno José Saramago. Se é verdade que é na busca que nos encontramos, então isso só é possível quando largamos tudo, deixamos o caos das cidades e, em silêncio pela natureza, começamos a ouvir-nos.

E não é preciso ir para longe para escapar à rotina e reencontramo-nos: aqui mesmo no nosso país, na região interior da Beira Alta, esconde-se um pequeno paraíso pleno de caminhos de encantar, que nos convidam a esquecer os problemas e simplesmente… desfrutar. As Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, é a sugestão perfeita para descansar a alma ou partir à aventura entre paisagens magníficas e lugares conservados no tempo.

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: nas Aldeias Históricas de Portugal sentimo-nos em união com a natureza, por uma razão muito simples. Aqui tudo é feito como antigamente, num esforço por valorizar os recursos endógenos e o desenvolvimento económico e turístico local.

Então, não é apenas pela impressionante beleza destas aldeias que nos apaixonamos, mas sobretudo porque aqui conseguimos passear, fazer caminhadas, aventurarmo-nos por trilhos, andar de bicicleta ou simplesmente descansar em paz. Aqui as máquinas ficam lá fora, importam mais os olhares e os abraços, a vida vivida em pleno, a cada segundo.

Pelo privilégio de ter o Rio Douro ali tão perto, um dos programas sugeridos pelas Aldeias Históricas de Portugal junta a paixão pela História e a Natureza ao mais belo rio que passa pelo nosso país. O programa “As Aldeias Históricas e o Rio Douro” é uma viagem de 2 dias, com visitas, atividades e passeio em Barco tradicional do Rio Douro, o “Rabelo”, que nos levam a conhecer as estórias, costumes e tradições das Aldeias Históricas de Portugal, assim como a natureza e paisagens magníficas do Rio Douro. Este programa oferece ainda uma visita às gravuras rupestres de Foz Côa.

Para os mais aventureiros, as Aldeias Históricas de Portugal promovem todos os anos uma viagem BTT pelo território destes lugares, assim como o The Castles Quest. De alojamento em alojamento, por Caminhos Romanos, estas aventuras, em duas rodas, baseiam-se nos percursos da Grande Rota 22: uma travessia de 540 km de BTT puro e duro, que liga dez Aldeias Históricas, pedalando entre locais de pernoita.