Um bom destino turístico é aquele que respeita a natureza e preserva o património. As Aldeias Históricas de Portugal vão ser o primeiro destino português a receber a certificação Destino Biosphere. Um título reconhecido pela UNESCO e atribuído pelo Instituto de Turismo Responsável.

Quantas vezes não regressamos desiludidos de um destino com que durante tanto tempo sonhámos visitar, porque o encontramos descuidado ou descaracterizado? Infelizmente, a globalização tornou alguns dos nossos destinos de férias preferidos muito semelhantes e, também, algo maltratados devido ao turismo. Felizmente, há exceções como as Aldeias Históricas de Portugal…

Nas Aldeias Históricas de Portugal, preservar a natureza e preservar o património é uma prioridade. Aqui, estão em primeiro lugar o crescimento sustentado e a preservação do estilo de vida das gentes locais, o que garante que cada uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal se mantêm praticamente imaculadas, no que à natureza e à História diz respeito. Afinal, não seria possível oferecer uma experiência autêntica aos visitantes das aldeias históricas se não fossem mantidas as tradições e costumes das suas gentes, e preservados cada um dos seus monumentos e edifícios.

Resultado de imagem para DESTINATION BIOSPHERE

Tanto assim é que o conjunto das 12 Aldeias Históricas de Portugal estão em processo de certificação como Destino Biosphere, um título reconhecido pela UNESCO e atribuído pelo Instituto de Turismo Responsável.  As Aldeias Históricas serão o primeiro destino português a receber a distinção.

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso, as 12 aldeias que compõem a rede de Aldeias Históricas de Portugal lutam contra os efeitos da passagem do tempo e da desertificação, investindo nos seus recursos endógenos e no desenvolvimento económico e turístico local. É isto que torna tão especial este destino que são 12. E é por isso que quem visita as Aldeias Históricas de Portugal se apaixona irremediavelmente: entrar nestes lugares é como embarcar numa viagem no tempo, onde as muralhas, os castelos, os sabores, artes e ofícios das aldeias históricas contam as mais incríveis estórias da origem do nosso país.