Quando o tempo começa a arrefecer e as paisagens ganham tons de amarelo e vermelho, as Aldeias Históricas de Portugal (um destino que são 12) transformam-se em autênticos quadros vivos. E há tanto para descobrir nestas encantadoras povoações, dos castelos e monumentos, aos caminhos de natureza em estado selvagem que as rodeiam, até às pequenas e grandes rotas para percorrer a pé ou de bicicleta.

Rodeadas de natureza em estado puro, as Aldeias Históricas de Portugal são autênticos refúgios para escapar ao dia-a-dia nas cidades. A sugestão perfeita para uma curta escapadinha de outono – quando as férias de verão já vão lá longe e a rotina pede novo interregno.

Quando as árvores salpicam de folhas amarelas os caminhos de pedra antiga, os castelos e as muralhas das Aldeias Históricas de Portugal, estas povoações ganham uma aura mágica e irresistível. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: seja qual for a aldeia que escolher descobrir ou redescobrir este outono, regressará de coração cheio, com recordações destes lugares e das suas simpáticas gentes.

É que se, por um lado, estes lugares nos conquistam pela sua impressionante beleza, a História e estórias que conservam pelas muralhas e castelos, as suas gentes, calorosas e acolhedoras por natureza, contam-nos lendas antigas e ensinam-nos as tradições, artes e ofícios destes lugares tão especiais.

E nesta altura do ano, uma escapadinha a estes lugares permite conhecer algumas das atividades tradicionais que mais animam a região e cujo saber tem passado de geração em geração, como a apanha da castanha e dos cogumelos, as vindimas ou a produção de jeropiga. Afinal, esta é a época em que se produzem os sabores que mais apaixonam numa visita a esta região e que fazem as delícias de todos os que experimentam uma refeição típica nestes lugares.

Agora que o calor já não dificulta a tarefa de pedalar uma bicicleta, esta será, para os mais aventureiros, uma boa altura para se aventurarem pelos mil e um trilhos e caminhos por desbravar e descobrir nas Aldeias Históricas de Portugal. Por exemplo, a Grande Rota 22, um percurso circular com cerca de 600 km, divididos por 12 etapas, que iniciam e terminam em cada uma das 12 Aldeias Históricas, atravessando alguns dos mais belíssimos parques naturais portugueses, de fauna e flora protegida, como o Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural do Tejo Internacional, Reserva Natural da Serra da Malcata, Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha e Complexo do Açor.

Difícil será partir, depois de se apaixonar pelas paisagens das Aldeias Históricas de Portugal no outono – e perceber que, como estas aldeias, não há igual no mundo.