Foi num fim de semana de outono que decidimos partir numa escapadela por um Portugal (quase) desconhecido: fomos conhecer duas das Aldeias Históricas de Portugal, Piódão e Idanha-a-Velha, com uma passagem por Monsanto. Todas lindas, mas em nada iguais.
Começámos por Piódão. Fica desde já a nota que a estrada até Piódão tem tanto de paisagens de cortar a respiração, como de caminhos sinuosos. Escondida na paisagem magnífica da Serra do Açor está a Aldeia Histórica de Piódão. Aldeia de casas de xisto em socalcos com apontamentos de branco e azul. É conhecida pela “Aldeia Presépio” e nem é preciso explicar porquê. É obrigatório caminhar pelas encantadoras, sinuosas e estreitas vielas da aldeia. Encontrámos ‘esconderijos’ e recantos pitorescos que merecem muitas fotos.
Após o passeio em Piódão, ao subir pela estrada é obrigatório parar para, mais uma vez, apreciar a magia desta aldeia escondida.
No dia seguinte, rumámos a Monsanto e Idanha-a-Velha. Viajámos pelo Portugal profundo com paisagens lindas da Serra do Açor e Serra da Estrela, onde nos cruzámos com uma ou outra viatura de quando em vez.
De Monsanto infelizmente não vimos muito, pelo que irá merecer uma próxima visita.
Idanha-a-Velha descrevemos em 4 palavras: única, arqueológica, enigmática e silenciosa. Uma aldeia com um património histórico valioso de diversas épocas: Romana, Visigótica, Muçulmana e Cristã. Uma aldeia onde ficamos com a sensação de que o tempo ali não existe.
No dia seguinte foi tempo de rumar a casa, com uma certeza: as Aldeias Históricas de Portugal são um dos “100 places to see before you die” em Portugal.
Já estamos a planear a próxima em breve… Belmonte “here we go”!
Rita Freire
No Comments