Paraísos escondidos no interior da região Centro portuguesa, 12 encantadoras aldeias fazem as delícias de quem as visita. São as Aldeias Históricas de Portugal, destinos imperdíveis para amantes da natureza e de História. Lugares que assistiram à ocupação de povos tão diversos como romanos, muçulmanos, visigóticos ou templários – e que ainda hoje conservam os seus vestígios.

A chegada do ano novo é a promessa de novas emoções e aventuras, viagens e descobertas. Para entrar em 2019 com um sorriso no rosto, nada melhor que começar já a planear viagens a lugares com histórias guardadas em cada esquina: as 12 Aldeias Históricas de Portugal.

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, oferecem mais do que a experiência de fugir da rotina e conhecer novos lugares, mas também uma enriquecedora aprendizagem sobre as origens de Portugal e Espanha. Afinal, durante séculos estas aldeias tiveram um papel fundamental na defesa das fronteiras – como provam os castelos e muralhas, que ainda se erguem, imponentes e frondosos, do cimo destes lugares.

Para um feriado, fim de semana prolongado, férias ou para celebrar o Natal e Fim de Ano, uma viagem às Aldeias Históricas de Portugal é o escape ideal do bulício das cidades e dos corropios do dia-a-dia. As suas paisagens e o fascínio do seu legado histórico contagiam-nos, como que por magia, com a sua paz e tranquilidade.

Para os mais aventureiros, há nas Aldeias Históricas de Portugal muito por descobrir. Caminhos históricos onde se cruza a paixão pela descoberta e a emoção de uma viagem no tempo. Há trilhos pelos castelos e ribeiras, pelas ladeiras e planaltos: um alargado leque de passeios, mais curtos ou mais longos, que vão desde 2 a 20 km, onde não ficam por desvendar os segredos que envolvem estas aldeias como as mais fantásticas lendas e estórias do tempo dos mouros ou das intermináveis batalhas entre castelhanos e portugueses.

As Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são lugares autênticos, onde além da conservação do património se prioriza a preservação os costumes e tradições das gentes locais. Nos rostos dos habitantes destas aldeias sobram sempre sorrisos, histórias por contar e uma imensa paciência para explicar as ancestrais técnicas de artesanato dos objetos que exibem, orgulhosos, das varandas e portas das suas casas.

Qualquer que seja a altura ou estação do ano, as Aldeias Históricas de Portugal têm sempre o seu encanto. Na primavera, as suas ruas enchem-se de belíssimas flores, que contrastam com as casas antigas, de pedra; no verão, as suas paradisíacas praias fluviais fazem as delícias dos amantes de um bom mergulho; no outono, as paisagens tornam-se incríveis quadros pintados de amarelo e vermelho; e no inverno, às vezes mantos brancos de neve transformam as Aldeias Históricas de Portugal em lugares de sonho e ilusão.

Motivos não faltam para tornar 2019 num ano de périplo pelas Aldeias Históricas de Portugal (o primeiro destino em rede, a nível mundial, e o primeiro a nível nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION): e trazer consigo memórias inesquecíveis de lugares onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos.