No Largo Eduarda Lapa, junto à pitoresca igreja de S. Pedro, há um solar com arcadas que nos encanta: é a Casa dos Arcos, e conta a lenda que teve origem num amor proibido.

Conta o povo que, em tempos, na Aldeia Histórica de Trancoso, um padre dedicava-se de corpo e alma à educação da sua sobrinha. Mas esta acabou por se enamorar por um pobre artífice, o que não mereceu a aceitação da família.

O coração sobrepôs-se à opinião da família e a rapariga fugiu de casa. Lançada a busca foi, por fim, encontrada em Lisboa na companhia do seu amado, já casada e feliz, vivendo sob tutela de um tio do rapaz, pessoa de acesso à Corte, familiar do Santo Ofício e inabalável defensor dos desejos do casal.

Face a tão honroso apadrinhamento e em nome da felicidade da sobrinha e do seu amor, o padre decidiu mandar construir este solar para o casal.

É por estórias como esta que as Aldeias Históricas de Portugal são um destino único, habitado de lendas e belíssimos contos que as suas gentes vão passando, de geração em geração. Estórias de gente que se apaixonou por aquelas pitorescas ruas – e cujas paredes continuam a guardar, até ao fim dos tempos, o segredo dos seus amores proibidos.