A Rede das Aldeias Históricas de Portugal marca presença na BTL 2019, o mais importante evento nacional na área do turismo, que acontece de 13 a 17 de março, na FIL, em Lisboa.

Entre castelos e lendas, sabores e tradições únicas, natureza em estado puro e paisagens a perder de vista, as Aldeias Históricas de Portugal são “um destino que são 12” sem igual em todo o mundo. Um destino ímpar, com uma oferta adequada a famílias ou aventureiros, amantes de História ou viajantes em busca de tranquilidade, que a Rede vem promover à 31ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, que acontece de 13 a 17 de março na FIL, no Parque das Nações.

Assim, a Rede das Aldeias Históricas de Portugal estará presente na BTL para apresentar o destino, distinguido recentemente com o certificado BIOSPHERE DESTINATION – o primeiro destino em rede, no mundo, e o primeiro a nível nacional, a receber desta distinção –, a operadores turísticos nacionais e internacionais, destacando a sua oferta em cultura, património, História, gastronomia, lazer, aventura (Grande Rota 22 e pequenas rotas), e lifestyle (SPA’s e termas da região).

O plano de iniciativas e eventos da Rede das Aldeias Históricas de Portugal também estará em destaque na BTL, como a iniciativa “Ser Aldeias Históricas de Portugal”. Desenvolvida pela Rede com a comunidade das 12 Aldeias Históricas de Portugal, esta iniciativa surgiu da necessidade de estimular sentimentos de pertença e identidade das gentes locais em relação ao projeto, marca e Rede das Aldeias Históricas de Portugal, assim como de preservar a memória coletiva, através de atividades como a partilha de receitas de pratos típicos da região ou percursos fotográficos. Além do envolvimento da comunidade, este projeto resultou, para a Rede, num melhor conhecimento das tradições, sabores e costumes das gentes locais que, no fundo, compõem a identidade das aldeias e as tornam num destino único e especial.

Junto com a Federação de Cicloturismo, a Rede das Aldeias Históricas de Portugal irá apresentar, na BTL, a Semana Europeia de Cicloturismo 2019, que acontece de 29 de junho a 6 de julho. O evento consiste num programa de sete dias de atividades, com 18 percursos circulares marcados, 10 percursos em linha, dois percursos épicos e 1 Grande Percurso de Cicloturismo das Aldeias Históricas de Portugal, com início e final em Belmonte. Com uma imensa variedade de percursos com diferentes níveis de dificuldade, o evento adequa-se tanto a famílias como aventureiros, e inclui ainda várias atividades para acompanhantes que não pedalem, como visitas aos museus locais de Belmonte, passeios pedestres e visitas em autocarro até às Aldeias Históricas mais distantes.

Serão também conhecidos, na BTL, outros eventos da Rede, como o “Ciclo 12 em Rede 2019”, que todos os anos leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal, assim como a nova edição “The Castle’s Quest”, um desafio em duas rodas que leva os amantes de ciclismo à descoberta das Aldeias Históricas de Portugal, que este ano acontece de 14 a 22 de setembro.

A presença das Aldeias Históricas de Portugal, na BTL, tem em vista ainda dar a conhecer as oportunidades de investimento no território, a profissionais do mercado nacional e internacional, da indústria do turismo e setores conexos, e público geral.