Aldeia medieval do século XII (altura em que recebeu foral, em 1169, por D. Afonso Henriques), Linhares da Beira é um autêntico “museu ao ar livre”. Da sua fundação, ainda mantém a Igreja Matriz, e uma envolvência que parece querer levar-nos até à época dos primeiros reis portugueses.

Visitar a Aldeia Histórica de Linhares da Beira é, à semelhança das restantes Aldeias Históricas de Portugal, como regressar às aulas de História, descobrindo monumentos e lugares que julgámos que só existiam nos livros.

Conservada no tempo, Linhares da Beira é uma encantadora aldeia museu onde reina a paz e a tranquilidade – e onde as antigas pedras da calçada e muros quase tão antigos como a fundação do nosso país parecem sussurar-nos estórias do passado.

Para viajar pelas origens do nosso país, ou apenas para retemperar energias, Linhares da Beira é o destino ideal. E a prová-lo está a oferta em alojamento e restauração disponível nesta Aldeia Histórica.

Casa Pissarra

Para dormir, sugerimos a Casa Pissarra, localizada na Rua Direita, no Largo da Misericórdia (em pleno centro de Linhares da Beira). Trata-se de uma antiga e típica casa de aldeia construída em granito, entretanto requalificada e adaptada às novas funções. Conservando a arquitetura original, foi-lhe acrescentado conforto e sobriedade, transformando esta antiga casinha de aldeia numa excelente unidade turística. Classificada na tipologia de Casa de Campo, a Casa Pissarra possui quartos com casa de banho privativa, aquecimento e uma ampla cozinha totalmente equipada.

INATEL Linhares da Beira Hotel Rural

Destacamos, ainda, o INATEL Linhares da Beira Hotel Rural, no Largo da Misericórdia. Adaptado de um antigo Solar, dispõe de 26 quartos totalmente equipados, bar, piscina, campo de ténis, sala de reuniões e Wi-Fi. Oferece, ainda, parque de estacionamento privativo.

Restaurante Cova da Loba

Para comer, vale a pena descobrir o restaurante Cova da Loba, no Largo da Igreja. Há dez anos que este espaço de restauração se dedica a reinterpretar pratos típicos da cozinha beirã, tornando-os em inesquecíveis experiências gourmet. Num espaço requintado, onde o rústico se encontra elegantemente com o contemporâneo, o restaurante Cova da Loba é um dos ex-libris de Linhares da Beira.

Assim, motivos não faltam para visitar esta aldeia museu localizada no concelho de Celorico da Beira, com vista privilegiada para a belíssima Serra da Estrela e o magnífico Vale do Mondego.