Viajar sem sair de casa. Deliciar-se com os sabores e aromas das Aldeias Históricas de Portugal, como se lá estivesse. Parece-lhe bem? Trazemos-lhe a receita dos típicos “borrachões” da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, uma das mais antigas e irresistíveis iguarias da zona.

Com um nome muito peculiar – que desde logo denuncia um dos seus ingredientes -, os “borrachões” são os biscoitos mais conhecidos na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha e arredores. Aliás, são muito apreciados por todo o município de Idanha-a-Nova, a que pertence também a Aldeia Histórica de Monsanto.


Em Idanha-a-Velha, é costume preparar “borrachões” na altura da Páscoa. Porém, seja qual for a altura em que se visite esta Aldeia Histórica, nos hotéis e restaurantes da região há sempre “borrachões” para acompanhar o pequeno-almoço, o lanche, ou para servir de sobremesa após a refeição.

Mas agora já pode preparar “borrachões” em casa, e sentir-se em plena Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, rodeada pela aura mística daquela que é uma das maiores estações arqueológicas do país, da Sé Catedral que foi em tempos uma mesquita, e muito mais. A D. Felismina, memória viva de todas as tradições ancestrais de Idanha-a-Velha, traz-nos a receita.

Ingredientes:
– 1 kg de açúcar
– 4 ovos
– 1 lt de azeite
– 4 a 5 kg de farinha
– 1 lt de vinho branco
– aguardente q.b.

Modo de preparação:
Primeiro, coloca-se o açúcar num recipiente. Parte-se quatro ovos lá para dentro, acrescenta-se o azeite, um litro de vinho branco (a que se rouba um bocadinho para substituir por aguardente) e mistura-se tudo. Aos poucos, vai-se acrescentando farinha, quatro a cinco quilos, conforme pedir, amassando tudo muito bem até ficar uma massa macia. Depois estica-se a massa com um rolo e estende-se. Corta-se a massa em tirinhas, põem-se os “borrachões” num tabuleiro, depois barra-se cada um deles com gema de ovo e vão ao forno quente até ficarem bem dourados.

Bom apetite!