Viajar sem sair de casa. Deliciar-se com os sabores e aromas das Aldeias Históricas de Portugal, como se lá estivesse. Parece-lhe bem? Trazemos-lhe a receita de chanfana da Aldeia Histórica do Piódão. O prato mais icónico e irresistível daquela Aldeia Histórica.

Depois de uma boa manhã a descobrir os labirintos em xisto da Aldeia Histórica de Piódão, não há nada melhor para retemperar energias que um bom almoço no restaurante “O Fontinha”, bem no centro da Aldeia Histórica. E aqui, toda a gente sabe bem que a especialidade é o prato típico da região, a chanfana.

Prato icónico de Piódão, ninguém deixa a Aldeia Histórica sem provar esta iguaria. É uma experiência obrigatória nesta viagem, tanto como tirar uma foto junto aos versos de Miguel Torga, eternizados numa parede de xisto de Piódão.

Para matar saudades deste que é um prato de comer e chorar por mais, nada como aprender a fazê-lo aí em casa. Conheça a receita.

Ingredientes:
– carne de cabra (partida aos bocados)
– alho esmagado com a casca
– azeite
– vinho tinto
– louro
– sal
– especiarias a gosto

Modo de preparação:
Coloca-se a carne dentro de um caçoilo de barro e tempera-se com sal, alho esmagado (com a casca), com azeite e vinho até cobrir. Tapa-se e deixa-se assim de um dia para o outro. Vai ao forno, de preferência de lenha, até a carne ficar tenra.

Bom apetite!