Viajar sem sair de casa. Deliciar-se com os sabores e aromas das Aldeias Históricas de Portugal, como se lá estivesse. Parece-lhe bem? Trazemos-lhe a receita de almôndegas de lebre da Aldeia Histórica de Castelo Novo, um prato sem igual em todo o país.
De visita a Castelo Novo, há uma experiência que não pode faltar: degustar um bom prato de almôndegas de lebre, um dos pratos típicos daquela aldeia histórica.
Esta é uma das iguarias que não pode faltar à mesa, quando é dia de festa na Aldeia Histórica de Castelo Novo. Uma receita que tem passado de geração em geração, mantendo-se até hoje entre as preferidas do povo de Castelo Novo.
Para matar saudades, deixamos-lhe aqui a receita. Atreve-se a experimentar, aí em casa?
Ingredientes:
(Para 6 pessoas)
– 1 lebre
– 150gr de presunto gordo
– 1 ramo de salsa
– 2 ovos
– farinha
– 1,5dl de azeite
– 1 colher de sopa de banha
– 500 gr de tomate
– 1 copo de vinho
– sal e pimenta
– caldo de carne
– 1 cebola
Modo de preparação:
Desossa-se a lebre e passa-se a carne pela máquina de picar, juntamente com o presunto e um ramo de salsa. Liga-se o picado com os ovos e tempera-se com sal e pimenta. Molda-se este preparado em almôndegas com a ajuda de um pouco de farinha. Em seguida fritam-se no azeite bem quente.
À parte, faz-se um refogado com a cebola picada e a banha. Quando a cebola estiver loura, adiciona-se o tomate, um ramo de salsa e um pouco de caldo de carne e deixa-se ferver tudo e apurar. Passa-se este molho e introduzem-se nele as almôndegas já fritas, o azeite em que fritaram e o vinho e a água em partes iguais. Deixa-se ferver até apurar.
Bom apetite!
No Comments