Com uma oferta ímpar em património histórico-cultural, lazer, aventura, gastronomia e vinhos, não faltam também nas Aldeias Históricas de Portugal praias fluviais onde dar um mergulho e relaxar – sem o bulício das praias costeiras -, com o selo de qualidade da Bandeira Azul.

Praia fluvial de Piódão
© Município de Arganil

Situadas em lugares isolados e envolvidas por natureza em estado puro, as praias fluviais do território das Aldeias Históricas de Portugal não podiam ser melhor escolha para quem procura evitar as aglomerações das praias costeiras e simplesmente descontrair ao sol, divertindo-se na água com a família. E a boa notícia é que contam com o galardão da Bandeira Azul.

De facto, em tempos de pandemia por COVID-19, as praias fluviais do território das Aldeias Históricas de Portugal podem ser uma boa alternativa à afluência das praias do litoral, este verão.

A praia fluvial da Aldeia Histórica de Piódão, a “Aldeia Presépio”, foi uma das galardoadas. A praia surgiu graças à construção de uma represa a partir da ribeira de Piódão. Nas suas margens, encontramos todas as condições para a prática da atividade balnear, assim como excelentes infraestruturas de apoio, que garantem bons momentos a quem escolhe esta praia fluvial para relaxar ao sol.

Praia fluvial de Côja
© Município de Arganil

No concelho de Arganil, ao qual pertence a Aldeia Histórica de Piódão, foram também distinguidas pela Bandeira Azul as praias de Cascalheiras-Secarias e Côja.

Praia fluvial de Cascalheiras-Secarias
© Município de Arganil

Regras para a utilização das praias
De lembrar que, devido à pandemia por COVID-19, o Governo divulgou no passado dia 15 de maio as regras para a ocupação e utilização das praias.

A distância de três metros entre os chapéus de sol, assim como de 1,5 metros entre cada pessoa, são algumas das medidas, assim como um limite de lotação na praia, a ser implementado através de uma sinalética de cores.

Tome nota das regras e passe um verão tranquilo, longe do bulício das cidades, nas Aldeias Históricas de Portugal!