Quem viaja até Idanha-a-Velha não pode deixar de visitar a Igreja de Santa Maria, a Sé Catedral daquela Aldeia Histórica. É que esta igreja ainda conserva vestígios do tempo em que terá sido uma mesquita.

Em pleno centro histórico de Idanha-a-Velha, uma das maiores estações arqueológicas em Portugal (onde encontramos vestígios da ocupação romana e muçulmana, por exemplo), descobrimos a magnífica Sé Catedral de Idanha-a-Velha, um edifício imponente e sem igual em todo o país.

Pensa-se que o edifício terá sido construído no século IV ou inícios de V, como um lugar de culto, presumivelmente durante o domínio suevo. Depois, durante a ocupação muçulmana, em finais do século IX, o templo terá sido adaptado pela comunidade local moçárabe. Mais tarde, terá sido convertido ao culto islâmico. Entretanto, o território foi reconquistado pelos cristãos, no século XII. O que hoje conhecemos como a Sé Catedral de Idanha-a-Velha ficou em ruínas, até meados do século XIII, época em que os Templários, Ordem que também ocupou o território desta Aldeia Histórica, terá recuperado parte das ruínas para fazer aqui a sua igreja, dedicada a Santa Maria. O edifício terá sido intervencionado novamente, nos finais do século XV e inícios do XVI, altura em que foram abertas, no lado poente e norte, as portas principais. Em 1497, por ordem de D. Manuel, Governador da Ordem de Cristo, inicia-se uma nova campanha de obras.

Justifica-se, assim, o caráter único do exterior deste edifício, pelas diversas intervenções de que foi alvo. Já no interior, encontramos um espaço amplo, dividido em três naves, dominado pelas 12 grossas colunatas que suportam as arcadas com 12 arcos de ferradura. As colunatas resultam de reaproveitamento de materiais de edifícios romanos e os capitéis são bases de antigas colunas romanas.

As paredes ainda conservam os restos do antigo programa decorativo, com alguns rendilhados de mármore nas impostas e é ainda perceptível a severidade dos seus frescos quinhentistas.

O poço que existe no interior, na base da parte central da parede Oeste, serviria para as abluções dos crentes islâmicos, quando o edifício terá sido uma mesquita, altura em que a atual capela-mor de Idanha-a-Velha poderia ter sido a mihrab (nicho em forma de abside, numa mesquita, que tem como função indicar a direção da cidade de Meca, para a qual os muçulmanos se orientam quando realizam as cinco orações diárias).

Testemunha da passagem dos povos que ocuparam o território de Idanha-a-Velha, e conservada até aos dias de hoje, a Sé Catedral de Idanha-a-Velha é um exemplo de como o património histórico-cultural das Aldeias Históricas de Portugal leva quem o visita à descoberta das origens do nosso país.