Por velhas calçadas romanas, atravessando rios e ribeiras, subindo às mais desafiantes encostas, descendo por verdejantes vales desenhados de socalcos e cruzando geografias rochosas, planaltos dourados e áreas protegidas, ou mergulhando em águas cristalinas, passear pelas Aldeias Históricas de Portugal, a pé ou de bicicleta, é uma experiência única, de infinito espanto e deslumbramento.
Nas Aldeias Históricas de Portugal, a natureza cruza-se com a História numa simbiose perfeita. Com vestígios de várias épocas e de ocupação de diversos povos, como suevos, visigodos, romanos, muçulmanos ou templários, são paisagens sempre diferentes e inesperadas que enquadram o imenso património histórico-cultural destas 12 aldeias. Paisagens de serra e agrícolas, planícies, zonas ribeirinhas, parques naturais, reservas protegidas e zonas de lazer compõem um território heterogéneo e sem igual em todo o mundo.
Com tanto para descobrir, as Aldeias Históricas de Portugal são “um destino que são 12” onde vale a pena demorar-se e levar o seu tempo a conhecer cada cantinho. Por isso, há várias opções para percorrer este magnífico território: a Grande Rota 22 (GR22), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, que liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal num percurso de cerca de 600 km de extensão, e 15 percursos de Pequenas Rotas (PR), de cerca de 6 a 20 km, que levam o viajante pelos mágicos recantos das aldeias e espaços naturais circundantes.
A GR22 é o percurso perfeito para quem gosta de desafios e de viajar em autonomia, em contacto pleno e íntimo com o território e com os que nele vivem. Na sua vertente walking, a GR22 privilegia os antigos caminhos rurais, que constituem cerca de metade do seu traçado, afastando-se da agitação e proporcionando serenidade, surpresa e segurança. Na sua vertente cycling, as etapas da GR22 abrangem maiores distâncias. Grande parte do trajeto coincide com a vertente walking, existindo, no entanto, várias alternativas cicláveis que oferecem novas perspetivas para descobrir a história, o património e a natureza do território.
As Pequenas Rotas (PR) são percursos ideais para quem pretende seguir num ritmo mais contemplativo, ou para quando a disponibilidade de tempo não permite mais ou o objetivo não seja a realização integral da Grande Rota. São percursos que permitem explorar, passo a passo, o território e a envolvente de cada uma das aldeias que o integram, revelando a riqueza e diversidade do património natural e cultural.
Graças ao compromisso das Aldeias Históricas de Portugal com a sustentabilidade – reconhecido recentemente com o certificado BIOSPHERE DESTINATION, atribuído pela primeira vez, no mundo, a um destino em rede, e pela primeira vez em Portugal –, nestes lugares privilegia-se o consumo de recursos endógenos e a preservação da natureza. Mantêm-se, também, as tradições, costumes e estilo de vida das gentes locais. Só desta forma é possível preservar a singularidade destas aldeias e oferecer a quem visita uma experiência autêntica.
A pé ou de bicicleta, sozinho, em família ou com amigos, escolha o seu percurso e venha viver uma aventura inesquecível nas Aldeias Históricas de Portugal!
No Comments