Entre 14 e 22 de setembro de 2019, dezenas de aventureiros percorreram os caminhos das Aldeias Históricas de Portugal em bicicleta, descobrindo os mil e um encantos de um território repleto de Castelos, vestígios da ocupação visigótica, romana e muçulmana, e paisagens a perder de vista.

Rendidos a uma aventura sem igual no nosso país, dois participantes da edição deste ano do The Castles Quest partilham connosco a sua experiência.

Rui Teixeira

Rui Teixeira, que participou nesta aventura pela primeira vez, na vertente de 4 dias do The Castles Quest, conta que “nunca tinha participado em nenhuma prova, seja de BTT, ou em turismo, apesar de pedalar e correr regularmente. O desafio de pedalar 4 dias, em locais históricos, cativou-me de imediato, por aliar duas valências que tanto gosto: desporto e cultura. Inicialmente, previa que iria ser difícil e, de facto, foi mesmo! Mas no final da experiência, o que fica para além de umas pernas pesadas são as boas amizades, o espírito de companheirismo, o conhecimento do nosso património histórico e, acima de tudo, a vontade de regressar para conhecer o que restou do percurso de 8 dias”.

Carlos Agostinho

Para Carlos Agostinho, esta foi a segunda vez que participou na aventura The Castles Quest, e está ansioso pela próxima. “Este foi o segundo ano que participei no The Castles Quest. Terminado este, aguardo pelo lançamento das datas de 2020 para embarcar novamente na aventura. Desde o conteúdo paisagístico, à superação pessoal, trata-se de um desafio a não perder! É, sem qualquer dúvida, algo para o qual convém estar devidamente preparado física e psicologicamente, pois de outra forma não se tira o devido proveito desta aventura inesquecível. O companheirismo e camaradagem criada entre os participantes, vindos de diferentes locais, é instantâneo: vamos todos ao mesmo, o importante é tirar partido e desfrutar de cada quilómetro percorrido. Por planícies, montanhas, rios, montes e vales, o caminho leva-nos às Aldeias Históricas por traçados únicos e exclusivos desta região – basicamente algo impossível de descrever com precisão. A única e melhor forma de descobrir é fazer esta rota, algo que para mim é para repetir!”

Não restam dúvidas que vale a pena embarcar nesta aventura, onde à emoção da descoberta se juntam amizades e momentos que ficam para sempre. Contamos consigo na próxima edição The Castles Quest?