Pela terceira vez consecutiva, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal é distinguida com o prémio “Melhor Aldeia Turística”, da Organização Mundial de Turismo. Sortelha recebe a distinção na terceira edição da iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO”, depois de, em 2022, a Aldeia Histórica de Castelo Novo ter vencido o prémio, e em 2021, ter sido a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo a ser distinguida.

No interior da região Centro de Portugal, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, há uma singela aldeia erguida num lugar repleto de rochedos escarpados, que parecem envolvê-la como um anel (“sortija”, em castelhano), onde também as muralhas assumem uma forma circular. É a Aldeia Histórica de Sortelha, uma das aldeias mais bem conservadas do nosso país, onde encontramos um impressionante castelo do séc. XIII e ruas e vielas que nos transportam de imediato à época medieval.

Romântica e inspiradora, a Aldeia Histórica de Sortelha acaba de receber o prémio “Melhor Aldeia Turística”, pela Organização Mundial de Turismo. Pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO” distingue uma das Aldeias Históricas de Portugal: em 2022, o prémio foi atribuído à Aldeia Histórica de Castelo Novo, e em 2021, à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Com este prémio, a Organização Mundial de Turismo procura demonstrar que o turismo pode ser uma força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades.

A terceira edição da iniciativa “Best Tourism Villages by UNWTO” distinguiu aldeias, por todo o mundo, genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável. Foram distinguidas, no nosso país, outras aldeias dignas de visita.

O anúncio e entrega dos prémios das “Melhores Aldeias Turísticas 2023” aconteceu hoje, em Samarkand, no Uzbequistão, e contou com a presença do presidente do concelho do Sabugal, Vítor Proença, e com a Coordenadora Executiva das Aldeias Históricas de Portugal, Dalila Dias.

Para Carlos Ascensão, presidente das Aldeias Históricas de Portugal, “Este reconhecimento, por parte do organismo máximo do setor do turismo (UNTWO), demonstra mais uma vez o mérito do trabalho desenvolvido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e pelos diversos agentes no território. Entre as inúmeras candidaturas a nível mundial, a Organização Mundial de Turismo reconhece as boas práticas de sustentabilidade que têm sido implementadas na Aldeia Histórica de Sortelha e em toda a rede. É por isso com grande regozijo que recebemos esta distinção, que reconhece a estratégia da nossa associação, em tornar este território genuinamente sustentável e inovador, assente no conceito de crescimento verde, inclusivo e inteligente, com capacidade para potenciar o desenvolvimento local integrado, e diferenciando-se como innovation leader no âmbito dos territórios de baixa densidade. Aproveito para deixar o nosso bem-haja e partilhar este prémio com todos os agentes e, principalmente, com as gentes da Aldeia Histórica de Sortelha.”

Já Vítor Proença, sublinha: “Esta é uma excelente notícia para as Aldeias Históricas de Portugal, para Sortelha e para o concelho do Sabugal. Representa um reconhecimento de muitos anos de valorização dos recursos fundadores da Rede Aldeias Históricas de Portugal, uma das mais relevantes da nossa região e do país. Acreditamos que a inigualável beleza da Aldeia Histórica de Sortelha, nomeadamente o seu património arquitetónico e natural, a mobilidade e acessibilidade foram temas valorizados pelo júri da Organização Mundial do Turismo. Esta distinção servirá, sem dúvida, como um novo impulso na atração turística para Sortelha, para a Rede das Aldeias Históricas de Portugal e para a região, assim como para o investimento privado em Sortelha”.