As Aldeias Históricas de Portugal participaram na Summit & Expo Shooting Locations Marketplace 2025, em Valladolid (Espanha) – um dos mais relevantes eventos internacionais dedicados à promoção de destinos de filmagem e produção audiovisual. Respondendo ao convite da associação, produtores e freelancers de renome visitaram, nos últimos dias, o território, descobrindo o potencial cinematográfico das 12 aldeias que integram a rede.

A presença neste certame, que reuniu profissionais, produtores e criadores de todo o mundo, reforçou o posicionamento das Aldeias Históricas de Portugal como cenário de excelência para produções audiovisuais, conjugando património, autenticidade e paisagens de rara beleza.

No evento, a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) apresentou um novo filme promocional, concebido para demonstrar a sua atratividade neste setor. Desenvolvido pela Lobby Films and Advertising e intitulado “Aldeias Históricas de Portugal: Cenários dignos de filme”, o vídeo recria cenas de épicas batalhas, aventuras e amores proibidos entre os castelos e muralhas das 12 aldeias, provando que são um destino perfeito para produções cinematográficas.
A AHP-ADT participou também em diversas reuniões com entidades e produtores internacionais, explorando oportunidades de cooperação e divulgação do território no setor audiovisual.

Depois da feira, a AHP-ADT, a Centro de Portugal Film Commission e a Ready To Shoot convidaram produtores e freelancers reconhecidos da área do audiovisual para uma visita guiada pelo território. A viagem, com a duração de cinco dias, teve como objetivo dar a conhecer o potencial cinematográfico das 12 Aldeias Históricas de Portugal e da região Centro.

Esta ação enquadrou-se na estratégia de longo prazo da AHP-ADT, que definiu as Indústrias Culturais e Criativas (ICC) como setor de especialização inteligente. Este posicionamento resulta do crescente interesse que as Aldeias Históricas de Portugal têm vindo a despertar junto de produtores e criadores nacionais e internacionais. A Associação pretende agora profissionalizar este setor no território, elevando a qualificação do destino e promovendo uma complementaridade entre o turismo e as indústrias culturais e criativas, numa lógica de desenvolvimento económico sustentável.

Combinando a sua estratégia de desenvolvimento sustentável com práticas alinhadas com o conceito de green shooting – que promove produções audiovisuais ambientalmente responsáveis –, a AHP-ADT tem vindo a integrar princípios de eficiência energética, mobilidade sustentável e valorização do património natural e histórico em todas as suas ações. Um caminho que reforça a competitividade e visibilidade internacional das Aldeias Históricas de Portugal, evidenciando a perfeita sintonia entre o território e as novas exigências de sustentabilidade da indústria audiovisual.
No Comments