Em tempos, os Castelos e muralhas que ainda hoje nos contemplam, imponentes e vigilantes, do alto das Aldeias Históricas de Portugal, foram testemunhas de épicas batalhas e momentos que marcaram a História de um povo. A magia de conhecer estes lugares tem trazido cada vez mais viajantes às Aldeias Históricas de Portugal.

Visitar as Aldeias Históricas de Portugal é uma experiência mágica e inesquecível. Em Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso a nossa História e cultura mantém-se viva, nos monumentos que se conservam através do tempo e nas tradições e costumes das gentes locais.

Há cada vez mais viajantes rendidos aos encantos das Aldeias Históricas de Portugal. A prova disso, é que neste destino que são 12, o turismo continua a crescer. Por exemplo, segundo apurou o município de Almeida, a frequência turística daquela Aldeia Histórica cresceu 4% em 2018, relativamente ao ano anterior de 2017. De facto, o turismo municipal registou uma entrada de 99.425 visitantes, que procuram Almeida como destino turístico.

Sabe-se que, daquele número, 48.764 mil visitantes são portugueses, vindos de vários pontos do país. Os restantes 48.452 mil são de países europeus. No que se refere aos visitantes europeus, registou-se um aumento de 5% relativamente a 2017. A maioria são turistas vindos de Espanha, Inglaterra e Irlanda.

Relativamente aos mercados fora da europa, a Aldeia Histórica de Almeida recebeu mais 10% de visitas de países norte-americanos (Estados Unidos da América e Canadá). Também os visitantes dos países do continente africano tiveram um aumento de 83%. Registaram-se também visitas vindas do continente asiático e, com menor número mas ainda significativo, do continente australiano.

Números que demonstram o crescimento turístico das Aldeias Históricas de Portugal, um destino turístico alternativo cada vez mais procurado pela sua oferta única no mundo em termos de cultura, história, património, aventura e envolventes naturais. As Aldeias Históricas de Portugal destacam-se, ainda, pela sustentabilidade, tendo recebido recentemente uma distinção que prova isso mesmo: o certificado BIOSPHERE DESTINATION, que a Rede das Aldeias Históricas de Portugal foi o primeiro destino em rede, no mundo, e o primeiro a nível nacional, a ganhar esta distinção.