Graças a um projeto de colaboração entre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal e a Altice Portugal, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso vão ganhar uma cobertura de fibra ótica superior a 95% do território e Wi-Fi gratuito nas ruas.

Aceder à Internet à melhor velocidade, nas Aldeias Históricas de Portugal, está prestes a tornar-se realidade. A Altice Portugal, a mais recente parceira tecnológica da Rede das Aldeias Históricas de Portugal, prepara-se para lançar um projeto inédito na Europa, com a infraestruturação das 12 Aldeias Históricas de Portugal com fibra ótica de última geração, e ainda Wi-Fi gratuito até 200 Mb de velocidade – uma vantagem de incalculável valor para residentes, empresas e turistas.

O projeto de colaboração entre a Altice Portugal e a Rede das Aldeias Históricas de Portugal, com vista à expansão da rede de fibra ótica de última geração, bem como a disponibilização de Wi-Fi gratuito, foi apresentado a 5 de julho, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Assim, as 12 Aldeias Históricas de Portugal, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso ficarão com uma cobertura de fibra ótica superior a 95%, cobertura idêntica e em alguns casos até superior à área metropolitana de Lisboa, do Porto ou de Braga.

Com este projeto, são cerca de 6 mil os lares e as empresas, distribuídos pelos 10 municípios que integram a Rede das Aldeias Históricas de Portugal, que irão beneficiar diretamente deste investimento nas 12 aldeias, que todos os anos recebe a visita de milhares de pessoas vindas de todos os cantos de Portugal e do resto do mundo. Deste modo, as Aldeias Históricas de Portugal ficam ainda mais distintas e atrativas no setor do turismo mundial, aumentando ainda a sua potencialidade enquanto património histórico nacional de excelência.

Trata-se de um investimento inédito na europa, por parte da Altice Portugal, e que demonstra também a importância das Aldeias Históricas de Portugal enquanto catalisador do turismo em Portugal. Uma aposta que dota o destino da capacidade de se continuar a afirmar e de oferecer a quem o visita a melhor experiência, dando a conhecer o melhor das 12 Aldeias Históricas de Portugal, agora com acesso a tecnologia de última geração.

É também uma inovação que reflete o trabalho da Rede das Aldeias Históricas de Portugal numa estratégia de modernização e de atração de agentes económicos para o território, agora na linha da frente na oferta das melhores condições de conetividade. 

António Robalo, Presidente da Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Para António Robalo, Presidente da Rede das Aldeias Históricas de Portugal, “a instalação da fibra ótica nas Aldeias Históricas vai naturalmente disponibilizar mais qualidade de comunicação, mais velocidade, mais capacidade, e a possibilidade de desenvolvermos o conceito da smart village, possibilitando serviços públicos mais eficientes, a dinamização de novas atividades privadas e qualificação das existentes, novos serviços e comodidades aos visitantes e residentes, a digitalização da vida nas aldeias. A nova infraestrutura de fibra ótica proporciona uma antecipação do futuro das aldeias, capacitando-as para os novos tempos, desafiando todos a construir o futuro em cima dum passado com legado patrimonial de excelência”.

Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira

Já o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, lembra que “não acontecem estas coisas só porque se desenham estratégias ou porque se faz promoção. Estas coisas acontecem porque as pessoas trabalham, e trabalham tanto melhor quanto puderem trabalhar em rede. E por isso queria felicitar e cumprimentar muito vivamente todos aqueles que quase há três décadas vêm levando a cabo este projeto das Aldeias Históricas (…) e muito particularmente, o Presidente da Associação”.

Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca

O Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, sublinha que “há princípios que hoje temos efetivamente de preservar. E é isso que estamos a fazer, preservar o nosso património, a nossa cultura, a nossa História, mas olhando para o futuro. E sabemos que o futuro também se faz da tecnologia. Este projeto tem como principal ambição e objetivo ligar as tecnologias, o futuro, a conectividade das pessoas, àquilo que é a tradição e também aos grandes setores em desenvolvimento destas regiões. Estas 12 Aldeias Históricas são também aldeias que perceberam, desde o início, a importância das novas tecnologias e da sociedade de informação, para permitir o seu desenvolvimento económico, e com ele, o desenvolvimento social”.

Um projeto que potencia não apenas as Aldeias Históricas de Portugal, mas o turismo em Portugal, com a tecnologia desta fibra ótica a ser desenhada, desenvolvida e produzida nos laboratórios da Altice Labs de Aveiro.

Um projeto que se espera estar implementado até setembro deste ano, com um investimento superior a um milhão de euros, integrado no projeto Aldeias Históricas de Portugal SmartLands e apoiado pelo Programa Valorizar com 650 mil euros.