Com um notável conjunto de ruínas, a Aldeia Histórica Idanha-a-Velha ocupa um lugar de destaque no contexto das estações arqueológicas do país. Situada no município de Idanha-a-Nova, ergue-se no espaço onde, em tempos, existiu uma cidade de fundação romana capital da Civitas Igaeditanorum (séc. I a.C.), mais tarde sede episcopal sob domínio suevo e visigótico. Uma aldeia de visita obrigatória, onde se conservam pedaços importantíssimos da nossa História.

Doada à Ordem do Templo no séc. XIII, Idanha-a-Velha mantém vestígios de diversas épocas, que evidenciam uma grande permanência civilizacional. Ocupada pelos muçulmanos no séc. VIII, foi reconquistada pelos cristãos no séc. XII. É por isto, e pelas paisagens a perder de vista que a rodeiam, que vale a pena descobrir a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha.

Devido ao riquíssimo legado que guarda entre muralhas, Idanha-a-Velha merece ser conhecida com tempo. Por isso, nada melhor que passar uns dias na região, para desfrutar dos ares do campo e assim conseguir descobrir ao pormenor cada recanto de Idanha-a-Velha.

Há ótimos alojamentos no município e arredores: por exemplo, o Monte do Vale Mosteiro, no Rosmaninhal. Trata-se de uma casa de agroturismo, construída em xisto e rodeada de um vasto montado de azinheiras, que conheceram diversas gerações seculares. Um alojamento localizado em plena natureza, que além de oferecer uma tranquilidade única, destaca-se ainda por servir pratos de gastronomia regional nas várias refeições do dia, terminando com um copo de vinho e um queijo regional serviço à lareira, nos dias mais frios, ou no terraço junto à piscina, nas estações quentes.

Monte do Vale Mosteiro

No município de Idanha-a-Nova encontramos também a Quinta dos Trevos, uma unidade de Turismo em Espaço Rural inserida num ambiente de produção de Artes e Ofícios. Durante todo o ano, organiza cursos e workshops no intuito de divulgar as técnicas de produção artesanal, cativando e envolvendo assim os visitantes na temática fulcral desta quinta. Uma estadia na Quinta dos Trevos é, assim, uma oportunidade única para conhecer por dentro as tradições da Beira Interior.

Quinta dos Trevos

Há também o Moinho do Maneio, no município de Penamacor, um lugar junto à Reserva Natural da Serra da Malcata, onde não há televisão nem Internet, e as camas de rede são motivo para ficar e relaxar. Um conjunto de casas típicas em xisto, simples e cómodas, recuperadas para garantir conforto e bem-estar. Uma excelente opção para quem precisa de desligar do bulício das cidades, dos gadgets e das redes sociais, e simplesmente desfrutar da tranquilidade da natureza.

Moinho do Maneio

Para se deliciar com os sabores únicos da região, a Casa da Velha Fonte, no centro da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, é um dos lugares onde pode provar as suas típicas iguarias.

Especializado na cozinha da região é também o restaurante Helana, situado na zona histórica de Idanha-a-Nova. Privilegiando produtos regionais, de agricultura biológica, o Helana oferece uma experiência gourmet e rica em paladar, em torno das iguarias da zona.

Motivos não faltam para visitar a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, um lugar cheio de História e histórias.