O livro “Receitas que Contam Histórias – Carta Gastronómica e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” acaba de ser distinguido com uma das mais prestigiadas categorias dos Gourmand Awards, conhecidos como os “Óscares da gastronomia”. A obra venceu o prémio “Best of the Best: Food Heritage of the World”, posicionando-se entre as obras mais relevantes, a nível internacional, dedicadas à preservação e valorização do património gastronómico.

A distinção, atribuída apenas a projetos considerados exemplares em todo o mundo, reconhece o mérito do trabalho desenvolvido pelas Aldeias Históricas de Portugal em parceria com a investigadora e professora Olga Cavaleiro. Durante mais de três meses, a investigadora entrevistou as comunidades das 12 aldeias, resgatando assim práticas culinárias, memórias e receitas únicas, algumas já apenas preservadas na tradição oral. Esta obra contou ainda com o contributo da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), que ofereceu o seu conhecimento sobre os vinhos da região, resultando num receituário que não só documenta sabores ancestrais, como enquadra a cultura alimentar local num contexto contemporâneo de valorização do património imaterial. Os textos da Carta Gastronómica contam com contributos de Olga Cavaleiro, Marta Gonçalves e, na área dos vinhos, de Constança Vieira de Andrade, Virgílio Loureiro e Maria Pilar Reis.

O prémio foi entregue durante a edição comemorativa dos 30 anos dos Gourmand Awards, realizada em Riade, na Arábia Saudita, no passado sábado, 29 de novembro.

Esta é já a segunda distinção internacional atribuída este ano à Carta Gastronómica das Aldeias Históricas de Portugal: em junho, a obra tinha sido reconhecida com o prémio “Best Portuguese Cuisine Book in the World” (“Melhor Livro de Gastronomia Portuguesa do Mundo”) nos Gourmand Awards 2025.

Obra reforça a preservação do património imaterial do território
Mais do que uma compilação de receitas, o livro constitui um instrumento estratégico para:
- Preservar e transmitir saberes culinários tradicionais, muitos deles guardados por gerações de famílias das aldeias;
- Valorizar produtos endógenos e cadeias curtas, reforçando a economia local;
- Qualificar a oferta turística, ao integrar a gastronomia como elemento diferenciador do território;
- Promover a identidade cultural das 12 Aldeias Históricas de Portugal, juntando tradição, História e inovação.

Receitas disponíveis em 15 restaurantes das Aldeias Históricas de Portugal
O impacto do livro estende-se hoje à experiência gastronómica do visitante: as receitas estão já disponíveis em 15 restaurantes do território, permitindo provar, no local, sabores autênticos e profundamente ligados à memória das comunidades. O receituário está disponível nos seguintes estabelecimentos:
• Casa do Castelo
• Belmonte Sinai Hotel
• Casa da Esquila
• Casa da Cisterna
• Taverna da Matilde
• Colmeal Countryside Hotel
• Pedra Nova – Turismo de Aldeia
• O Pecado (Convento do Seixo — Fundão)
• Cova da Loba
• Dom Gabriel — D’Aqui e d’Acolá
• D’Aqui e D’Acolá – Pardieiros
• Monsanto GeoHotel Escola
• Pé de Cabra – Mercearia Moderna
• Cardo – Taberna & Mercearia

Uma distinção que reforça a marca Aldeias Históricas de Portugal
A atribuição do prémio “Best of the Best – Food Heritage of the World” reafirma as Aldeias Históricas de Portugal como um destino autêntico, sustentável e diferenciador, onde o património material e imaterial juntam-se para criar propostas únicas no panorama nacional e internacional.Ao celebrar esta distinção, as Aldeias Históricas de Portugal reforçam o compromisso com a preservação da cultura local, com a dinamização económica das comunidades e com a promoção de um turismo cada vez mais qualificado, responsável e enraizado na identidade do território.
No Comments