Aldeia medieval do século XII, Linhares da Beira é um dos 12 lugares de encantar que compõem a rede de Aldeias Históricas de Portugal, no interior Centro do país. Fazendo jus à hospitalidade beirã, o povo de Linhares recebe como ninguém, levando quem visita aquela aldeia a sentir-se tão bem como em casa.

Com uma diversidade arquitetónica e artística ímpar, fruto do legado de várias épocas, Linhares da Beira recebeu o seu primeiro foral em 1169, atribuído por D. Afonso Henriques. Mas só mais tarde, no reinado de D. Dinis, foi erigido o seu imponente Castelo, hoje ex-libris da aldeia e principal cartão de visita nos nossos dias. Mas esse é apenas um dos motivos para visitar esta belíssima aldeia, onde se respira tranquilidade e bem-estar como em poucos lugares no mundo.

Resultado de imagem para casa grande de juncais

Visitar esta Aldeia Histórica é assim sinónimo de descanso e descontração, especialmente se aceitar as sugestões de alojamento em Linhares da Beira ou nos seus arredores. A Casa Grande de Juncais é uma ótima opção para quem procura um local calmo para repousar depois de descobrir as ruas da aldeia histórica: turismo de habitação, composta por uma “Casa Grande” e um apartamento anexo, aqui temos todo o conforto de casa, num solar de granito do século XVI, classificada como imóvel de interesse público. A casa dispõe de piscina exterior, rede Wi-Fi grátis, jogos como bilhar, mesa de ping-pong, matraquilhos, e ainda disponibiliza bicicletas.

Resultado de imagem para casa pissara linhares da beira

No centro histórico de Linhares da Beira, encontramos a Casa Pissarra. Uma antiga e característica casa da aldeia construída em granito, requalificada e adaptada parar servir agora de alojamento. Conservando a sua arquitetura original, os seus proprietários acrescentaram-lhe o conforto, a sobriedade, transformando esta antiga casinha de aldeia, numa excelente unidade turística. Classificada na tipologia de Casa de Campo, a Casa Pissarra possui quartos com casa de banho privativa, aquecimento e uma ampla cozinha totalmente equipada.

Falta ainda falar do Inatel Linhares da Beira Hotel Rural, construído no imponente Solar de Linhares. Localizado no “coração” desta Aldeia Histórica, dispõe de 26 quartos totalmente equipados, bar, piscina, campo de ténis, sala de reuniões e Wi-Fi.

Mas o interior Centro de Portugal é também conhecido pela sua gastronomia única, e Linhares da Beira é um dos lugares onde podemos confirmar isso: no restaurante Cova da Loba, situado no largo da igreja, descobrimos um espaço requintado, a combinar o rústico com o contemporâneo, onde se serve comida regional elaborada na perfeição. Sob a alçada do Chef Valdir Lobav, o restaurante Cova da Loba é o lugar para nos deliciarmos com os produtos locais e da época.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-comer/cova-da-loba

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/casa-pissarra

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/inatel-linhares-da-beira-hotel-rural