Quando sentimos que o corropio do dia a dia leva o melhor de nós, é tempo de parar e relaxar, visitar lugares onde nos sentimos seguros e tranquilos: as nossas raízes. As Aldeias Históricas de Portugal, que conservam, intactas, marcas da ancestralidade portuguesa, são por isso uma sugestão perfeita para a tão merecida pausa do quotidiano.

Em Castelo Rodrigo, por exemplo, encontramos excelentes sugestões de alojamento, onde as paisagens de uma belíssima aldeia histórica se encontram com a dedicação de quem nos recebe. E sabemos bem que o povo beirão é famoso pela sua hospitalidade.

Entrada pela Rua do Relógio...

A Casa da Amendoeira, situada no interior da muralha da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, é uma das propostas desta aldeia para uma escapadinha ou férias em plena natureza. Uma casa de campo renovada e transformada num alojamento em que o requinte e atenção ao detalhe saltam à vista em cada pequeno pormenor, pensado para acolher os seus hóspedes no maior conforto. Os quartos são inspirados em géneros musicais, como o blues, bossa nova, fado e flamenco, para lembrar os poderes terapêuticos da música. A Casa da Amendoeira é ainda conhecida por promover visitas guiadas, sob consulta no alojamento.

Foto de Casa da Cisterna.

Em Figueira de Castelo Rodrigo encontramos a Casa da Cisterna, onde o passado e o presente se encontram. Com nove quartos e duas suites, recuperados e adaptados a uma nova vida, uma piscina e uma varanda com vista imensa (para tomar o pequeno-almoço ou jantar) fazem desta unidade uma excelente opção de alojamento. Propriedade de Ana e António, dois biólogos alfacinhas convertidos aos encantos rurais, a Casa da Cisterna faz as delícias de miúdos e graúdos, pelo conforto e também pelas atividades que promove, como por exemplo passeios de burro ou de jipe. Ana e António protegem os burros de Miranda, criando-os na Casa da Cisterna.

Foto de Quinta de Pêro Martins.

A Quinta de Pêro Martins é outra das imperdíveis opções de alojamento em Castelo Rodrigo, a casa de turismo rural de Sara e Miguel, dois arquitetos que se apaixonaram por esta zona repleta de arquitetura tradicional, paisagens deslumbrantes e gentes acolhedoras. Com formação em arquitetura, Sara e Miguel decidiram recuperar uma casa beirã pertencente à típica arquitectura com conforto, modernidade e atenção aos pormenores, onde recebem todos os que os visitam como se fossem parte da família. Aqui o mote é que se sinta como se estivesse em sua casa, mas com pequenos e personalizados mimos e no meio da natureza.

E como as Aldeias Históricas de Portugal prometem devolver-lhe o gosto pelos prazeres da vida, não podia faltar uma ótima sugestão para saborear os pratos típicos da região. A Taverna da Matilde é o restaurante a visitar, em Figueira de Castelo Rodrigo, para provar os intensos e fortes sabores da região. Foi em agosto de 2011 que nasceu este restaurante, no espaço onde funcionou primeiro um salão de jogos. O espaço faz jus ao nome com decoração singela, colada à imagem que temos das antigas tabernas. Sobre as mesas, em madeira, descansam toalhas com quadrados miúdos, um xadrez de branco e vermelho. Uma robusta balança em ferro, hoje fora de uso, recorda-nos os tempos em que as relações comerciais se faziam com proximidade. Uma antiga peneira, repousa sobre uma arca de madeira. Um lugar onde nos sentimos em união com o mundo rural e a sua tranquilidade, os seus valores e tradições.

Assim, motivos não faltam para visitar as Aldeias Históricas de Portugal, e as fantásticas sugestões de Castelo Rodrigo, onde os prazeres da vida estão em primeiro lugar.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/casa-da-amendoeira

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/casa-da-cisterna

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/quinta-de-pero-martins

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-comer/taverna-da-matilde