De xisto e azul se pinta a Serra do Açor, onde casinhas feitas desta típica pedra do interior da região Centro portuguesa emprestam, na Aldeia Histórica de Piódão, um encanto sem igual aos socalcos desta serra.
Conhecida como “Aldeia Presépio”, ao longe, a Aldeia Histórica de Piódão parece um conjunto de casinhas de bonecas. Classificada como “Imóvel de Interesse Público”, é um lugar sem igual, onde amantes de fotografias dão asas à sua paixão pelas sinuosas e estreitas ruelas da aldeia, e aventureiros perdem-se pelos recantos da Serra do Açor.
Para melhor conhecer Piódão, vale a pena aproveitar a oferta de alojamento local e passar alguns dias na aldeia. Por exemplo, na Casa da Padaria, casa de turismo rural no centro de Piódão. Esta casa foi em tempos uma padaria, que fazia pão para toda a aldeia e arredores até aos anos 70. Em homenagem às suas origens, a Casa da Padaria conserva o antigo forno a lenha e alguns utensílios utilizados no fabrico do pão à maneira artesanal. Dispõe de quatro quartos, todos com casa de banho privativa, aquecimento central e televisão, sala de jogos e ainda uma sala para pequeno-almoço.
A Casa de Xisto do Piódão é outra das sugestões disponíveis, localizada também no centro da aldeia. Constituída por três pisos, a casa inclui um quarto com cama de casal e casa-de-banho completa com chuveiro no 1.º andar, um quarto com beliche para 2 pessoas no sótão e um sofá-cama de casal. Dispõe de kitchenette e lareira com recuperador de calor no rés-do-chão.
Com 27 quartos totalmente equipados, o Hotel INATEL Piódão é mais uma das opções para passar uma estadia na aldeia. Esta unidade hoteleira, construída em xisto, inclui bar, restaurante, piscina coberta aquecida, sauna, jacuzzi, ginásio, sala de jogos, sala de reuniões, wi-fi e parque de estacionamento privativo.
Uma vez em Piódão, vale a pena também aproveitar para conhecer a gastronomia típica regional. E para isso, não há melhor que o restaurante “O Fontinha”, que serve especialidades da zona como a Chanfana Assada no forno a lenha, bucho de porco recheado, trutas grelhadas, cabrito no forno, entre outros. Encontrar “O Fontinha” é fácil: encontra-se no centro de Piódão, e como o próprio nome indica, junto ao chafariz da aldeia.
Sugestões de sobra para levar no “bolso” quando visitar Piódão e desfrutar ao máximo desta encantadora aldeia, de onde levará certamente, momentos para recordar para sempre.
No Comments