Uma grande batalha travada na Serra da Gardunha, entre seres extraterrestres… luzes misteriosas que surgem no céu e a grande velocidade… Este é o mote para uma festa diferente que vai acontecer na Aldeia Histórica de Castelo Novo, de 27 a 29 de julho

“A Grande Batalha da Gardunha” é o sexto evento do ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, que durante todo o ano leva a cultura e a animação às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Desta vez, a festa tem como tema acontecimentos sobrenaturais, enraizados no imaginário popular dos habitantes da Serra da Gardunha.

De 27 a 29 de julho, a aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, vai oferecer um programa repleto de atrações. Os visitantes vão ter a oportunidade de desfrutar da aldeia e de conviver com as suas gentes, numa descoberta de tradições seculares. Serão três dias de muita festa e atividades para experimentar, que passam pelos convívios gastronómicos, descoberta do património, recriações ao vivo, teatro comunitário, visitas guiadas, mercados ou oficinas, bem como momentos de animação musical. A entrada é gratuita.

A Serra da Gardunha, uma das mais importantes elevações de Portugal, é um local único, envolto em misticismo e palco de fenómenos misteriosos que alimentam as lendas locais. São comuns, na aldeia histórica de Castelo Novo e nas aldeias envolventes, os relatos de avistamentos de objetos celestes, sendo um dos locais preferenciais pelos especialistas do fenómeno OVNI para as suas investigações. Histórias com luzes misteriosas que surgem no céu e a grande velocidade, seres humanoides e objetos voadores fazem parte dos testemunhos de gentes que habitam ou habitaram as aldeias da Gardunha, alimentando há séculos a ideia de que esta é uma zona visitada por seres extraterrestres e que será, até, palco de batalhas de objetos voadores. São ainda frequentes, nos dias de hoje, as expedições até à Penha para a observação destes fenómenos insólitos.

Estes relatos populares são a inspiração para “A Grande Batalha da Gardunha”. Mas será que a Batalha vai mesmo acontecer? Será que o inimigo vai aparecer? Será que ele existe mesmo? Quem visitar Castelo Novo entre os dias 27 e 29 de julho vai descobrir por si mesmo.

Quem quiser aproveitar e ficar mais dias na região pode aproveitar um pacote especial de alojamento, com preços atrativos, disponível em http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/pacotes_tematicos/12-em-rede-ahp-castelo-novo-a-grande-batalha-da-ga/

Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município do Fundão, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Participe nesta grande ilusão e viva grandes emoções em Castelo Novo!

Programa completo do evento “A Grande Batalha da Gardunha”:

A festa só acaba em dezembro!
Depois de Castelo Novo, o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” prosseguirá com eventos nas restantes Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Castelo Rodrigo (31 de agosto e 1 de setembro), Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro).

São nove meses de grande animação e que levarão milhares de visitantes às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Não falte!

Sobre o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”:
Música, gastronomia, animação de rua, História e estórias, oficinas e muita, muita festa são os traços comuns que vão ligar as 12 Aldeias Históricas de Portugal, cada uma com a sua personalidade característica e singular, mas que em conjunto oferecem experiências únicas a quem os visita.

Como ponto de partida da iniciativa “12 em Rede | Aldeias em Festa” está sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia. Tanto pode ser uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, como um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial. As histórias e estórias das Aldeias Históricas de Portugal vão sair dos livros e do imaginário da comunidade. São símbolos distintivos e únicos, intimamente ligados a cada aldeia, que se transformam em programas com múltiplos pontos de interesse, capazes de criar recordações inesquecíveis nos habitantes e em quem vem de visita.