O verão é sinónimo de praia? Sim, mas porquê de água salgada e de areais preenchidos por toalhas? Nas Aldeias Históricas de Portugal, há outras opções para as suas férias ou fins-de-semana. Praias doces, de uma extraordinária beleza natural e com uma tranquilidade desconcertante. Mas também termas e spas harmoniosamente integrados na natureza e muitas atividades de lazer e aventura. Um território que é muito mais do que História, tantos são os locais idílicos, os alojamentos fantásticos, a gastronomia única e as festas imperdíveis.

Resultado de imagem para praia foz d'égua

A tradição não tem de ser o que era e há que procurar outros destinos. Sim, porque depois de uma semana ou de um ano de trabalho, o que apetece mesmo é estar longe das multidões, das filas de trânsito e das filas para os supermercados e restaurantes. E esse paraíso não fica longe… Por isso faça-se à estrada e deixe-se surpreender e encantar por um destino que lhe vai proporcionar tudo com que sempre sonhou para as suas férias.

Imagem relacionada

Apesar de estarem a cerca de 200 quilómetros do mar, as Aldeias Históricas de Portugal também têm praias tão ou mais convidativas a banhos e momentos relaxantes. Praias com águas cristalinas (galardoadas por entidades ambientais), emolduradas pela natureza intacta e o seu silêncio ensurdecedor, a que não faltam excelentes infraestruturas de apoio.

 

Foto de ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL.

A Área de Lazer de Castelo Novo é um desses exemplos. Situada bem perto da Aldeia Histórica com o mesmo nome, em plena Serra da Gardunha, beneficia de um espaço envolvente único, que também convida a longas caminhadas ou a passeios de bicicleta.

Outro exemplo é o da Praia Fluvial de Piódão. Como pano de fundo, as íngremes encostas da Serra do Açor, com os casarios de xisto e telhados da mesma laje tão caraterísticos da aldeia, que se estendem – qual presépio! – na vertente da serra.

Resultado de imagem para termas de longroiva

Quanto a alojamento, não faltam propostas imperdíveis no território que integra as 12 Aldeias Históricas de Portugal que, entre si, só distam algumas dezenas de quilómetros. Para quem encara as férias como uma oportunidade única para retemperar o corpo e a alma, três destaques: as Termas do Cró, as Termas de Longroiva e o Spa das Casas do Côro, com uma improvável vista para o Castelo de Marialva.

O sentirmo-nos em comunhão com a História e a Natureza é um lugar comum nas 12 Aldeias Históricas de Portugal: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Por isso, é tão fácil apaixonarmo-nos e rendermo-nos à sua beleza e a tudo o que nos oferecem. Passear, caminhar, aventuras por trilhos, andar de bicicleta ou simplesmente descansar, a escolha é nossa.

Também difícil é a escolha à mesa… Os queijos, os enchidos, os azeites, o cabrito, o borrego são alguns dos produtos mais caraterísticos e a base de propostas gastronómicas imperdíveis. E que dizer dos vinhos? Abrir uma garrafa não é “apenas” degustar um vinho, é degustar a história e as especificidades de toda uma região.