Inesquecíveis são os momentos vividos nas Aldeias Históricas de Portugal. A pé ou de bicicleta, venha conhecer as sugestões do interior da região Centro portuguesa.

@Pedro Martins

Para muitos, o verão é sinónimo de praia e de horas a apanhar sol intervaladas por uns quantos mergulhos no mar. Mas as pessoas ativas e desportistas por natureza, as férias perfeitas são passadas no campo, à aventura de bicicleta ou a pé, descobrindo novos caminhos e lugares secretos, onde muitos turistas não chegam nem perto…

As Aldeias Históricas de Portugal são o destino perfeito para os aventureiros, que trocam sem hesitar a confusão de algumas praias no verão pela tranquilidade de lugares de encantar como as aldeias medievais do interior da região Centro portuguesa: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

@Pedro Martins

Nas Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, reina a paz e tranquilidade, mas também mil e um convites à aventura. Desde os Caminhos Históricos das próprias aldeias, à Grande Rota 22. Um percurso com cerca de 600 km, que atravessa alguns dos mais belíssimos parques naturais portugueses, que envolvem o território das Aldeias Históricas de Portugal: Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural do Tejo Internacional, Reserva Natural da Serra da Malcata, Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha e Complexo do Açor.  De tal forma é conhecida a beleza deste percurso, que a GR22, primeira e maior Grande Rota de Portugal, está num processo de Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, para integrar o grupo dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Para os mais audazes, as Aldeias Históricas de Portugal têm um desafio que se inicia muito em breve: “The Castle Quest“, uma prova de bicicleta que decorre de 15 a 23 de setembro 2018. “The Castle Quest” leva os aventureiros por aldeias, castelos e fortalezas, em 12 etapas. No final, cada ciclista recebe um certificado, tornando-se um verdadeiro explorador das Aldeias Históricas de Portugal.

Estas férias, alimente a sua sede de aventura e parta à descoberta pelas Aldeias Históricas de Portugal: deslumbre-se com os castelos de Marialva, Linhares da Beira, Trancoso ou Castelo Rodrigo, as capelas graníticas de Castelo Novo, as pedras do beijo eterno de Sortelha, a Praça-forte de Almeida, a mística Torre de Centum Cellas em Belmonte, as ruínas arqueológicas de Idanha-a-Velha, a muralha dionisiana de Castelo Mendo, a torre sineira de Monsanto, as casas de xisto de Piódão e as paisagens circundantes destas aldeias da Beira Alta portuguesa. Deixe-se envolver, a pé ou de bicicleta: e de certeza que vai querer regressar…