Há momentos da nossa infância que todos recordamos com um imenso carinho: aqueles em que nossos avós ou pais, à lareira ou à mesa, nos contavam as estórias incríveis de valorosos cavaleiros, reis e rainhas, contos extraordinários e aventuras do nosso país ou da nossa terra, que nos faziam sentir orgulhosos por pertencer a um povo em que tais heróis nasceram.

É assim, partilhando mitos e lendas de geração em geração, que se conservam as estórias e a História de um país, um lugar ou uma aldeia, mantendo vivas as personagens que nos fazem sonhar desde pequenos. Nas Aldeias Históricas de Portugal, paraísos escondidos no interior da região Centro do nosso país, preservar a História das nossas origens e o seu imaginário é uma das prioridades (e o que as torna, cada uma à sua maneira, únicas e místicas).

Foi a pensar na magia destes lugares que surgiu o projeto “Histórias Criativas”, uma iniciativa de cariz social, cultural e educativo, cujo objetivo foi envolver as crianças dos municípios da rede das Aldeias Históricas de Portugal nas estórias dos lugares onde vivem.

Desenvolvido pelas Aldeias Históricas de Portugal, em parceria com os municípios da rede e respetivos agrupamentos escolares, o projeto “Histórias Criativas” consistiu num desafio proposto às crianças do 1º ciclo escolar: a partir do seu conhecimento das aldeias e áreas circundantes, reinventarem as suas lendas e estórias. Uma ideia que se materializou no concurso “Histórias Criativas – Eu Conheço a Minha Aldeia”, e numa oficina de Escrita Criativa, de onde surgiram textos que serviram de base para o livro “Lendas da tua História”, da autora Rosário Alçada Araújo.

Resultado de imagem para HISTÓRIAS CRIATIVAS ALDEIAS HISTÓRICAS

A iniciativa inspirou ainda a artista Ana Almeida, que desenhou e criou uma linha de bonecos “Histórias Criativas”. Aliando as técnicas do saber fazer mais tradicional ao design contemporâneo, Ana Almeida concebeu doze modelos de bonecos pensados ao pormenor: seis raparigas e rapazes, que representam os protagonistas dos mitos e lendas das Aldeias Históricas de Portugal. Todos eles foram criados a partir de lã, um recurso transversal a toda a região – uma forma demonstrar que, nestes lugares, tudo continua a ser feito de acordo com os costumes e tradições, dando prioridade aos recursos disponíveis nas aldeias.

Os bonecos das “Histórias Criativas” podem ser encontrados no Atelier Histórias Criativas e na Casa da Lagariça, ambos situados na Aldeia Histórica de Castelo Novo, assim como nos Postos de Turismo das Aldeias Históricas de Sortelha e Linhares da Beira.

Uma História de final feliz, onde as crianças dos municípios das aldeias em rede puderam dar asas à imaginação – e inspirar outras gerações de crianças sonhadoras… e criativas.