Entre montes verdejantes, paisagens de perder a respiração, Castelos e palácios de tempos imemoriais, há também no território das Aldeias Históricas de Portugal praias fluviais perfeitas para relaxar – longe da confusão das típicas praias costeiras -, com o selo de qualidade da Bandeira Azul.

Praia fluvial de Piódão
© Município de Arganil

Situadas em lugares isolados e envolvidas por natureza em estado puro, as praias fluviais do território das Aldeias Históricas de Portugal não podiam ser melhor escolha para quem procura descontrair ao sol, divertir-se na água com a família e os amigos e passar momentos inesquecíveis. E a boa notícia é que contam com o galardão da Bandeira Azul.

Praia fluvial de Piódão
© Município de Arganil

A praia fluvial da Aldeia Histórica de Piódão, a “Aldeia Presépio”, foi uma das galardoadas. A praia surgiu graças à construção de uma represa a partir da ribeira de Piódão. Nas suas margens, encontramos todas as condições para a prática da atividade balnear, assim como excelentes infraestruturas de apoio, que garantem bons momentos a quem escolhe esta praia fluvial para relaxar ao sol.

Praia fluvial de Côja
© Município de Arganil

No concelho de Arganil, ao qual pertence a Aldeia Histórica de Piódão, foram também distinguidas pela Bandeira Azul as praias de Cascalheiras-Secarias e Côja. No concelho vizinho, Oliveira do Hospital, as praias fluviais de Alvôco das Várzeas e Avô encontram-se igualmente na lista de praias com Bandeira Azul em 2019. Nas proximidades, em Seia, as praias de Lapa dos Dinheiros e Loriga também foram distinguidas. Por isso, aproveite para visitar o Piódão no verão: além de conhecer esta encantadora aldeia escondida na Serra do Açor, pode aproveitar para relaxar em várias praias fluviais. Cada uma destas praias oferece vistas e cenários paradisíacos – como não encontra no resto do mundo.

Praia fluvial de Cascalheiras-Secarias
© Município de Arganil

Este verão, visite as Aldeias Históricas de Portugal e traga de volta momentos inesquecíveis de diversão!