Paraísos escondidos no interior do Centro de Portugal, 12 encantadoras aldeias fazem as delícias de quem as visita. São as Aldeias Históricas de Portugal, destinos imperdíveis para amantes da natureza e de História. Lugares que assistiram à ocupação de povos tão diversos como romanos, muçulmanos, visigóticos ou templários – e que ainda hoje conservam os seus vestígios.

A chegada do ano novo é a promessa de novas emoções e aventuras, viagens e descobertas. Para entrar em 2020 com um sorriso no rosto, nada melhor que começar já a planear viagens a lugares com histórias guardadas em cada esquina: as 12 Aldeias Históricas de Portugal.

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, oferecem mais do que a experiência de fugir da rotina e conhecer novos lugares, mas também uma enriquecedora aprendizagem sobre as origens do nosso país. Afinal, durante séculos estas aldeias tiveram um papel fundamental na defesa das fronteiras – como provam os castelos e muralhas, que ainda se erguem, imponentes e frondosos, do cimo destes lugares.

Para um feriado, fim de semana prolongado, férias ou para celebrar o Natal e Fim de Ano, uma viagem às Aldeias Históricas de Portugal é o escape ideal do bulício das cidades e dos corrupios do dia-a-dia. As suas paisagens e o fascínio do seu legado histórico contagiam-nos, como que por magia, com a sua paz e tranquilidade.

Para os mais aventureiros, há nas Aldeias Históricas de Portugal muito por descobrir. Caminhos históricos onde se cruza a paixão pela descoberta e a emoção de uma viagem no tempo. Há trilhos pelos castelos e ribeiras, pelas ladeiras e planaltos: um alargado leque de passeios, mais curtos ou mais longos, que vão desde a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22), um percurso circular com cerca de 600 km, às Pequenas Rotas, de 2 a 20 km, onde não ficam por desvendar os segredos que envolvem estas aldeias como as mais fantásticas lendas e estórias do tempo dos mouros ou das intermináveis batalhas entre castelhanos e portugueses.

As Aldeias Históricas de Portugal são lugares autênticos, onde além da conservação do património se prioriza a preservação dos costumes e tradições das gentes locais. Nos rostos dos habitantes destas aldeias sobram sempre sorrisos, histórias por contar e uma imensa disponibilidade para explicar as ancestrais técnicas de artesanato dos objetos que exibem, orgulhosos, das varandas e portas das suas casas.

Qualquer que seja a altura ou estação do ano, as Aldeias Históricas de Portugal têm sempre o seu encanto. Na primavera, as ruas enchem-se de belíssimas flores, que contrastam com as casas antigas, de pedra; no verão, as paradisíacas praias fluviais fazem as delícias dos amantes de um bom mergulho; no outono, as paisagens tornam-se incríveis quadros pintados de amarelo e vermelho; e no inverno, às vezes mantos brancos de neve transformam as Aldeias Históricas de Portugal em lugares de sonho e ilusão.

Motivos não faltam para tornar 2020 num ano de périplo pelas Aldeias Históricas de Portugal: e trazer consigo memórias inesquecíveis de lugares onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos.

Natal e Ano Novo nas Aldeias Históricas de Portugal
Há refúgios de sonho nas Aldeias Históricas de Portugal, perfeitos para tornar o seu Natal ou passagem de ano inesquecível – e começar o ano a visitar estes apaixonantes lugares.

Casas do Côro

Alguns programas disponíveis
Casas do Côro
Situadas na belíssima Aldeia Histórica de Marialva, as Casas do Côro são um magnífico conjunto de espaços onde o conforto da arquitetura moderna se aliou ao romantismo dos tempos passados, de modo a proporcionar-lhe uma estada agradável, no seio de um ambiente tranquilo e requintado.

As Casas do Côro apresentam um programa especial para o Natal, a partir de 315 euros, que inclui duas noites de alojamento com pequeno-almoço incluído, welcome drink e fatia de bolo-rei, uma consoada para duas pessoas, um passeio a pé pela Aldeia Histórica de Marialva, e um almoço de Natal no Casão do Largo para duas pessoas.

Para o Ano Novo, este requintado alojamento de aldeia dispõe de um programa a partir de 322 euros, que inclui três noites de alojamento com pequeno-almoço, ceia de fim de ano, animação com fogo de artifício e DJ pela noite dentro, e pequeno-almoço tardio no dia 1 de janeiro.

Cerca Design House

Cerca Design House
Com vista sobre a Serra da Gardunha, pertinho da Aldeia Histórica de Castelo Novo, a Cerca Design House é a harmoniosa fusão entre a remodelação de um solar do séc. XVII e um design contemporâneo e exclusivo.

A Cerca Design House convida a celebrar a Passagem de Ano com um programa muito especial, a partir de 245 euros por pessoa para duas noites ou 280 euros por pessoa para três noites. Inclui receção de boas vindas, jantar e ceia de Ano Novo, animação e bar aberto, e pequeno-almoço tardio no dia 1 de janeiro.

Belmonte Sinai Hotel

Belmonte Sinai Hotel
Associado à tradição judaica, o Belmonte Sinai Hotel surge como uma homenagem às raízes culturais ancestrais do povo judaico de Belmonte. De igual modo, o restaurante do hotel é kosher.

Situado no centro histórico de Belmonte, com vista para a Serra da Estrela, é uma excelente sugestão para descobrir esta vila e Aldeia Histórica.

O Belmonte Sinai Hotel disponibiliza um programa de Natal a partir de 202 euros para duas pessoas em quarto twin ou 222 euros em quarto duplo. Inclui ceia e almoço de Natal.

Para o Ano Novo, a proposta consiste em duas noites, a começar no dia 30 de dezembro, com welcome drink, buffet de degustação de vinhos e produtos regionais. No dia 31 de dezembro, inclui uma visita à Serra da Estrela, com passeio de trenó, seguido de jantar de gala com animação musical, cocktail de Ano Novo e fogo de artifício. No dia 1 de janeiro, oferece brunch de Ano Novo. O valor é de 219 euros por pessoa.

Casas do Juízo

Casas do Juízo
Na aldeia do Juízo, em Pinhel, oito casas tipicamente beirãs e com o toque rústico de outros tempos foram transformadas em turismo de aldeia, dando origem às Casas do Juízo. Incluído no empreendimento, o restaurante Taberna do Juiz garante que ninguém deixa as Casas sem conhecer as delícias da cozinha regional.

No centro de cinco Aldeias Históricas (Trancoso, Marialva, Castelo Rodrigo, Almeida e Castelo Mendo), as Casas do Juízo convidam para um programa especial de Ano Novo, “com juízo”, sob consulta.