Há, em Idanha-a-Velha, uma singela Torre de Menagem no centro da povoação: é tudo o que resta do Castelo daquela Aldeia Histórica, que primitivamente seria rodeada por uma cerca de muralhas.

Também conhecida como Torre dos Templários, a Torre de Menagem da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha recorda-nos que, em tempos, erguia-se ali um Castelo.

Erigida pela Ordem do Templo, antes de 1171, esta Torre de Menagem possui uma característica muito peculiar: ao contrário da maioria das torres de menagem da sua época, que são de planta quadrada, esta é retangular. Tal deve-se ao facto de assentar sobre o podium de um templo romano (um dos povos que, em tempos, ocupou a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha).

A torre corresponde a uma construção de dois pisos, sendo as fachadas Este e Oeste, ao nível do piso superior, rasgadas por frestas.

De notar que a entrada na torre se efetuava pela porta da fachada Norte, que se encontra ao nível do segundo piso, acedendo-se à mesma por uma escada amovível. Esta porta, em arco ogival, possui um tímpano suportado pelas impostas no qual existe uma inscrição com a seguinte transcrição: “Era MCC 2XXXIII, no reinado de D. Sancho II, o Mestre Martim Martins entrou na posse da vila de Egitânia, sendo Comendador R. Pedro”. Esta inscrição, de 1245, comemora a entrada de Idanha-a-Velha na posse da Ordem do Templo.

Não restam dúvidas que há sempre histórias por desvendar nas Aldeias Históricas de Portugal. Vale a pena descobri-las!