Em maio de 2019, David Quaresma rendia-se, finalmente, à aventura que o andava a tentar há muito tempo: percorrer, de bicicleta, as Aldeias Históricas de Portugal. Deslumbrado pela História, a natureza das 12 aldeias e a hospitalidade das comunidades locais, partilha connosco a sua experiência.

12/05/2019: Ourém / Dornes / Sertã / Oleiros / Almaceda / Castelo Novo
No dia 12 de maio de 2019 parti à descoberta das 12 Aldeias Históricas de Portugal em bicicleta, uma viagem que me suscitava interesse há muito tempo. Saí de casa, do concelho de Ourém, bem cedinho – pelas 5h da manhã –, em direção à Aldeia Histórica de Castelo Novo.

Foto de David Quaresma

Cheguei a Castelo Novo ao entardecer, bastante cansado devido ao calor e à distância percorrida (cerca de 160km com uma altimetria dura), mas fiquei encantado pela beleza desta Aldeia Histórica, abraçada pela imponente serra da Gardunha e, claro, pelas deliciosas cerejas!!

13/05/2019: Castelo Novo / Atalaia do Campo / Orca / Proença-a-Velha / Idanha-a-Velha / Adingeiro / Devesa / Monsanto
Depois de uma noite bem dormida, acampado na praia fluvial de Castelo Novo, ao som das quedas de água da ribeira de Alpreade, segui viagem para a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha. A predominância de azinheiras e oliveiras em terrenos planos, ligados à prática da pastorícia, bem como a calma e o sossego envolvente, fez-me logo lembrar o Alentejo.

Segui para Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal. Fiquei fascinado pelos amontoados de blocos graníticos gigantes espalhados por todo o lado, dando a sensação que se lhes tocasse desmoronavam todos pela encosta abaixo.

Foto de David Quaresma

Da Aldeia Histórica de Monsanto segui para a praia fluvial de Meimoa (Penamacor), onde acampei.

Foto de David Quaresma

14/05/2019: Meimoa / Terreiro das Bruxas / Sortelha / Quinta de Santo Amaro / Carvalhal Formoso / Belmonte / Guarda / Gonçalobocas / Pínzio / Castelo Mendo
Na manhã seguinte segui em direção à Aldeia Histórica de Sortelha. As habitações cercadas pelas muralhas do castelo são todas construídas em granito e estão muito bem conservadas, dando uma agradável harmonia em tons de cinzento a esta aldeia. Em Sortelha existem penedos com formas muito curiosas.

Seguiu-se Belmonte, terra de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil no ano de 1500. Aqui refugiou-se uma importante comunidade de judeus, especialmente a partir do início do séc. XV, altura em que os reis católicos de Espanha ordenaram a sua expulsão.

Foto de David Quaresma

A caminho de Castelo Mendo, passei pela cidade mais alta de Portugal – a Guarda.

Albufeira da Ribeira das Cabras – Foto de David Quaresma

Antes de chegar à Aldeia Histórica de Castelo Mendo passei por um lugar magnífico: a Albufeira da Ribeira das Cabras.

Foto de David Quaresma

Castelo Mendo é uma aldeia bastante pacata, repleta de histórias e misticismo. Gostei muito de percorrer as ruas desta aldeia medieval com as habitações muito bem conservadas.

Acampei na simpática aldeia de Senouras, situada entre as aldeias históricas de Castelo Mendo e Almeida, onde fui muito bem recebido.

15/05/2019: Senouras / Aldeia Nova / Almeida / Castelo Rodrigo / Marialva
No dia seguinte parti à descoberta das Aldeias Históricas de Almeida, Castelo Rodrigo e Marialva.

Almeida é uma autêntica fortaleza militar, que foi palco de importantes batalhas, especialmente durante as invasões francesas.

Foto de David Quaresma

Castelo Rodrigo, eleita como uma das “7 Maravilhas de Portugal” na categoria “Aldeia Autêntica”, situa-se no cimo de um monte numa posição privilegiada sobre a região do Vale do Côa. As casas de cor ocre muito bem conservadas tornam as ruas desta aldeia medieval encantadoras.

Vale do Côa – Foto de David Quaresma

Para chegar a Marialva atravessei o fabuloso Vale do Côa. Marialva é mais uma aldeia encantadora, com vistas soberbas e com recantos que nos levam a viajar aos tempos da Idade Média.

Foto de David Quaresma

16/05/2019: Rabaçal / Moitas / São Martinho / Trancoso / Celorico da Beira / Quintãs / Linhares da Beira / Gouveia / Seia / Oliveira do Hospital / Sra. Das Almas
No dia seguinte segui à descoberta da Aldeia Histórica de Trancoso, onde visitei as portas d’El Rei, a capela do Senhor da Calçada (construída em 1770), a estátua em homenagem a Gonçalo Anes Bandarra (poeta, profeta e sapateiro de Trancoso do séc.XVI), o Castelo, o pelourinho, entre outros lugares de inestimável valor histórico e turístico.

Com a chuva a ameaçar, rumei para a Serra da Estrela, à conquista da penúltima Aldeia Histórica – Linhares da Beira. Avista-se logo o imponente castelo situado numa posição privilegiada sobre a encosta norte da Serra da Estrela.

Pernoitei no parque de caravanismo do Senhor das Almas (Oliveira do Hospital) junto a EN17 – estrada da beira.

Foto de David Quaresma

17/05/2019: Sra. Das Almas / Ponte das Três Entradas / Vide / Piódão
O Piódão era a única Aldeia Histórica que até então conhecia, em virtude de ter família no concelho de Arganil.

Esta aldeia apresenta um enquadramento paisagístico formidável, escondida nas encostas da Serra do Açor, onde reina o xisto.

Foto de David Quaresma

Foi uma viagem inesquecível, que me permitiu descobrir aldeias conservadas no tempo, repletas de lendas e histórias para contar, magníficos monumentos, paisagens e vistas deslumbrantes.

Recomendo vivamente a quem ainda não conhece as 12 Aldeias Históricas de Portugal, a partirem à descoberta, seja a pé/bicicleta (por exemplo, pela GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, eleita recentemente como uma das melhores da Europa, com o selo Leading Quality Trails – Best of Europe atribuído pela Associação Europeia de Caminhantes) ou de carro.