Em qualquer ângulo de paisagem que se desfrute a partir das Aldeias Históricas de Portugal estão presentes os sistemas agrários que originam produtos agrícolas ou os géneros alimentícios que são marcas deste território. Saiba quais são.

Descobrir novos sabores e aromas faz parte da experiência única que é visitar as Aldeias Históricas de Portugal. De facto, têm aqui origem vários produtos e iguarias a que ninguém resiste – e que são sempre um motivo para regressar a estes lugares.

Fragmentos deste território são os espaços de origem dos Queijos da Beira Baixa (DOP) (Queijo Amarelo da Beira Baixa, Queijo de Castelo Branco ou Queijo picante da Beira Baixa); do Queijo da Serra da Estrela (DOP) e Requeijão Serra da Estrela (DOP); do Queijo Terrincho (DOP); dos Azeites da Beira Interior (DOP) (Azeite da Beira Baixa e Azeite da Beira Alta); do Borrego Serra da Estrela (DOP); do Borrego Soutos da Lapa (DOP); da Amêndoa Douro (DOP); da Maçã Bravo de Esmolfe (DOP); da Cereja da Cova da Beira (IGP); da Maçã da Beira Alta (IGP); da Maçã da Cova da Beira (IGP) e do Pêssego da Cova da Beira (IGP).

© Todos os direitos reservados a Turismo do Centro

Juntemos à lista as Sardinhas Doces de Trancoso, os borrachões de Idanha-a-Velha, várias dezenas de muitos bons rótulos de vinhos e muito mais.

Tentações mil para descobrir nas Aldeias Históricas de Portugal!