Viajar sem sair de casa. Deliciar-se com os sabores e aromas das Aldeias Históricas de Portugal, como se lá estivesse. Parece-lhe bem? Trazemos-lhe a receita das típicas papas de milho doce da Aldeia Histórica de Sortelha. Uma sobremesa irresistível!

A produção de milho ocupa um lugar de destaque no município do Sabugal, a que pertence a Aldeia Histórica de Sortelha. É um dos principais produtos da atividade agrícola da região, a par com a batata, feijão e hortaliças. Assim, não é de estranhar que uma das iguarias mais apreciadas em Sortelha seja justamente… papas de milho doce.

Antigamente, as papas de milho eram uma refeição ligeira, que se tomava à hora da ceia, e eram salgadas: era costume saboreá-las com um pouco de pão ou salada de alface. Eram muito consistentes (podiam mesmo ser cortadas à faca), e nessa altura eram confeccionadas com carolo de milho, leite ou água, sal e azeite.

Só mais recentemente é que as papas de milho ganharam requintes de sobremesa: começaram a ser feitas com açúcar em vez de sal, e a serem servidas nas principais festividades, como o Natal e a Páscoa.

As papas de milho doce são também muito apreciadas na vila e Aldeia Histórica de Belmonte – que se situa a sensivelmente um quarto de hora, de automóvel, de Sortelha –, onde são mais conhecidas como papas de carolo.

Para matar saudades, pedimos ao Sr. Luís Paulo, da Aldeia Histórica de Sortelha, que nos confiasse a mais típica receita desta sobremesa – e assim sentirmo-nos, como que por magia, no topo do Castelo de Sortelha.


Ingredientes:
– 1 chávena de carolo ou sêmola de milho
– 2 chávenas de água
– sal
– 1 lt de leite
– Açúcar a gosto


Modo de preparação:
Demolha-se o carolo numa taça com bastante água fria, para limpar o farelo. Numa panela, coloca-se as 2 chávenas de água ao lume, com uma pitada de sal.
Quando a água estiver a ferver, coloca-se o carolo escorrido e deixa-se a cozer cerca de 20 a 30 minutos (até ensopar toda a água). Coloca-se então 1 litro de leite em fio, mexendo sempre, deixando cozer até engrossar. Coloque então o açúcar, a gosto. Deixe a cozinhar por mais dois minutos e retire do fogão.

Bom apetite!