Quando éramos pequenos, passávamos o verão em casa dos nossos avós, na aldeia ou na casa de férias. Hoje em dia, poucas crianças têm esse privilégio, mas as Aldeias Históricas de Portugal podem e devem ser a solução para recuperar essa saudável e recomendável tradição.
Ou porque os avós ainda trabalham, ou porque vivem na cidade, hoje em dia são cada vez menos as crianças que têm a sorte de passar férias no campo, com os avós, como aconteceu com a maioria das pessoas que hoje têm 30 ou 40 anos. O êxodo rural trouxe algumas das últimas gerações de portugueses nascidos no interior para a cidade, e muitos optam por passar as suas reformas perto dos filhos e dos netos, tornando-se um apoio fundamental no seu dia a dia, em vez de regressar à tranquilidade das suas aldeias.
Assim, cada vez menos crianças desfrutam dos benefícios do tempo passado no campo, inspirando ar puro e longe do vício das tecnologias. O resultado são crianças sedentárias, com maus hábitos alimentares e propensas à obesidade, além de ficarem mais sujeitas aos perigos das redes sociais, como constantes comparações com a vida, a aparência e a popularidade dos seus colegas.
Por outro lado, nas aldeias as crianças ganham gosto pela atividade física, enquanto correm pelos campos, tendo assim mais probabilidades de se tornarem adultos saudáveis e ativos. No campo as crianças descobrem animais, rios e árvores na primeira pessoa, de uma forma mais real do que pela artificialidade da televisão. A experiência de umas férias no campo é rica, ao contrário de passar o tempo em casa, rodeado de jogos de computador e programas de TV que pouco ou nada acrescentam à educação das crianças.
No campo, as crianças aprendem também a importância da preservação da natureza e da ecologia, quando percebem que se não cuidarem das árvores e das plantas, um dia nada daquilo que observam existirá. São inúmeros os benefícios de levar os mais pequenos a passar férias no campo.
Em termos familiares, é também mais fácil criar laços na natureza do que numa caótica e barulhenta cidade. Promover caminhadas ou aventuras de bicicleta pelo silêncio do campo são convites ao diálogo e à partilha em família, mais facilmente que numa cidade confusa, onde a principal prioridade é que nenhum membro da família se perca ou seja atropelado.
A pensar na sua família, as Aldeias Históricas de Portugal têm um convite passa si: passe uma temporada neste destino que são 12 (uma das aldeias ou várias, já que são poucos os quilómetros que as separam) e descubra os benefícios de umas férias tranquilas em família, no campo – para si, e para os mais pequenos. Verá como irá regressar feliz e revigorado, mais do que numas férias a correr pelas ruas de uma vibrante mas caótica cidade.
No Comments