Recriar a Feira de Trancoso – tão importante que até aparece nos autos de Gil Vicente – é o desafio que as Aldeias Históricas de Portugal convidam os visitantes a realizar no fim de semana prolongado de 5 a 7 de outubro. Estão prometidas visitas teatralizadas, cenários noturnos, gastronomia, animação de rua, e muita, muita festa!

“Vou-me à Feira de Trancoso” é o nono evento do ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, que durante todo o ano leva a cultura e a animação às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Desta vez, a festa vai fazer os visitantes voltar atrás no tempo, até uma era em que Trancoso, devido a uma ótima localização estratégica e com grande vocação comercial, era conhecido em todo o país pelas suas importantes feiras e mercados.

Desde os primeiros séculos da nacionalidade que a Feira de São Bartolomeu tinha grande popularidade e era tão marcante para a região que os nossos reis lhe concediam uma proteção especial, com grandes regalias e privilégios. De tal forma que, no século XVI, Gil Vicente aludiu à feira de Trancoso no Auto de Mofina Mendes (“Vou-me à feira de Trancoso… E farei dinheiro grosso”, diz a protagonista).

Durante três dias, a Aldeia Histórica de Trancoso vai reviver esta tradição centenária e lembrar acontecimentos, figuras e cenas do quotidiano, que marcaram a importância da feira de Trancoso ao longo dos tempos. Para além do bulício do mercado, da animação, jogos e música tradicional, à noite as visitas teatralizadas possibilitam experiências singulares, com cenários de luz e escuridão. A gastronomia terá também um papel de destaque, com a prova de novas receitas baseadas na tradição.

Os visitantes não farão “dinheiro grosso”… mas também não sairão a perder, uma vez que o acesso à festa é livre e gratuito. Quem quiser aproveitar e ficar mais dias na região pode aproveitar um pacote especial de alojamento, com preços atrativos, disponível em  http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/pacotes_tematicos/12-em-rede-ahp-trancoso-vou-me-a-feira-de-trancoso/

Participe nesta grande feira e viva grandes emoções em Trancoso!

Programa completo do evento “Vou-me à Feira de Trancoso”

Todas as atividades e concertos são gratuitos, mas as visitas teatralizadas “Percursos da Memória” são de inscrição obrigatória até uma hora antes da visita, no secretariado do evento, que funcionará na Praça D. Dinis.

Mais informações em www.cm-trancoso.pt 

A festa só acaba em dezembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” só termina em dezembro! Depois das nove Aldeias Históricas de Portugal que já receberam eventos, as festas continuam nas restantes. A saber: Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e Belmonte (7 a 9 de dezembro). São nove meses de grande animação e que levam milhares de visitantes às 12 Aldeias Históricas de Portugal. A não perder!