Por entre as correrias do dia-a-dia, quantas vezes não imploramos por um pouco de paz e tranquilidade? Em Castelo Mendo, como é apanágio das Aldeias Históricas de Portugal, conseguimos descansar o corpo e a mente, adormecer sob um céu brilhante de estrelas e acordar para um lugar onde apenas importa desfrutar do silêncio e da natureza.


Aldeia de características predominantemente medievais, Castelo Mendo é constituída por dois núcleos amuralhados, a Cidadela e a Barbacã. A cidadela, de formato oval, corresponde ao burgo velho, formado após o foral de D. Sancho II. O burgo novo ou Arrabalde de S. Pedro protegido por uma muralha dionisiana, foi no passado guarnecida por oito torres, parcialmente destruídas com o terramoto de 1755. Hoje conseguimos, ainda, distinguir as origens de Castelo Mendo no traçado das suas ruas, e maravilhar-nos com edifícios que resistem, quase imaculados, à passagem do tempo.

É pela emoção da descoberta que sentimos em Castelo Mendo, e pela tranquilidade das suas ruas, que importa visitar esta aldeia, à semelhança das outras Aldeias Históricas de Portugal. Para dormir, Castelo Mendo sugere-nos a Casa do Corro: uma pequena casinha pensada para proporcionar o máximo conforto e bem-estar. Com comodidades como lareira, aquecimento, babysitting (com marcação) e promovendo caminhadas, visitas guiadas, aluguer de bicicletas, e jogos tradicionais, a Casa do Corro oferece aos seus hóspedes todas as condições para que usufruam de um calmo e relaxante contacto direto com a natureza.

Em Almeida, a apenas cerca de 20 quilómetros de Castelo Mendo, há outras propostas de alojamento que, também pela proximidade (cerca de 15 minutos de automóvel), servem os interesses de quem quer visitar a Aldeia Histórica.

A Casa do Ti Messias é um desses exemplos. Uma casa situada no centro histórico, dentro da fortaleza militar, que se distribui por três andares, como é tradicional em Almeida: no rés-do-chão há uma sala com salamandra e televisão, cozinha totalmente equipada; no primeiro andar um quarto duplo com casa de banho privativa; no segundo andar um quarto de casal com casa de banho privativa e no terceiro um amplo com vista sobre a vila e arredores.

Já no campo gastronómico, o nosso destaque vai para o Restaurante O Caçador. Localizado na aldeia de Malpartida (Largo do Olmo) é a garantia de uma experiência memorável – e uma ótima oportunidade também para degustar, sem relógios nem pressas, uma refeição típica. A ementa assenta nas receitas de uma família da região, especialista em pratos regionais. N’O Caçador, os fumeiros são caseiros e servem de entrada, bem como o queijo fresco da região. Para prato principal, há cabrito ou borrego, assados no forno ou grelhados em brasa. E para terminar em beleza, nada como nos deliciarmos com arroz doce ou queijo da serra, com o típico doce de abóbora.

Por isso, seja apenas para descansar, ou para partir à aventura pelas sinuosas ruas de uma aldeia medieval, ou pelos trilhos das serras circundantes, Castelo Mendo está à nossa espera para nos oferecer uma experiência autêntica num lugar típico, que com certeza se tornará inesquecível.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/casa-do-corro

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/casa-do-ti-messias

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/o-revelim

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-comer/o-cacador