De Trancoso são famosas as sardinhas doces, que chegaram à semi-final do concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” em agosto deste ano, mas há mais iguarias a descobrir naquela cidade e Aldeia Histórica.

No topo de um planalto, de onde se avista um vasto território entre a Serra da Estrela e o vale do Douro, a cidade e Aldeia Histórica de Trancoso desenvolveu-se em torno do seu Castelo, fundado nos sécs. VIII-IX. Localidade fronteiriça, pertence ao distrito da Guarda e teve um papel fundamental na defesa do reino, no tempo da definição das fronteiras.

Foi em Trancoso, também, que se celebraram as Bodas Reais de D. Dinis, sexto rei de Portugal, com D. Isabel de Aragão (entretanto canonizada como Rainha Santa Isabel).

Em Trancoso, as sardinhas doces são a iguaria mais famosa. Em agosto deste ano, chegaram à semi-final do concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, após terem sido eleitas como “maravilha doce” do distrito da Guarda. Trata-se de um doce frito, em forma de sardinha, coberto com chocolate derretido e calda de açúcar, cujo recheio é composto por amêndoa, açúcar e ovos.

© Todos os direitos reservados a Turismo do Centro

Outras das iguarias muito apreciadas na cidade e Aldeia Histórica de Trancoso são o requeijão – um dos produtos endógenos da zona, que costuma ser servido em doce, com amêndoa, ou em pudim -, e a castanha, outro dos produtos da região.

Da gastronomia trancosense destacam-se, igualmente, alguns pratos típicos, como o ensopado de míscaros, cabrito assado no forno, caldeirada de cabrito, bacalhau à São Marcos, pataniscas de bacalhau, enguias à São Bartolomeu, arroz de feijão com miúdos, entrecosto, cabrito assado no espeto e enchidos. Muitos destes pratos têm a sua origem na produção animal e agrícola da região, uma das atividades principais das gentes de Trancoso.

Não faltam razões para visitar Trancoso e deixar-se enlevar pelos seus aromas e sabores, não acha?