Berço de Pedro Álvares Cabral, Belmonte tem lugar de destaque na História do nosso país. Foi esta vila e Aldeia Histórica, também, que acolheu uma das maiores comunidades de judeus sefarditas em Portugal. Os vestígios destas estórias ainda são bem visíveis pelas ruas de pedra antiga da vila – razões de sobra para visitar e descobrir Belmonte.
Há silêncios que contam estórias – e sem dúvida que o das tranquilas ruas de Belmonte tem muitas para contar. Basta lembrar que foi aqui que nasceu quem descobriu o Brasil, numa armada que inicialmente se dirigia à Índia. Foi também aqui que se refugiou uma comunidade que, durante séculos, resistiu aos éditos de expulsão dos Reis Católicos e manteve, em segredo, o seu culto e tradições culturais, apesar da constante ameaça da Inquisição. Em Belmonte respira-se, por isso, História e estórias únicas, que importa conhecer.
Vale a pena, por isso, demorar-se e conhecer em pleno lugares que conservam raízes da ancestralidade portuguesa. E com uma vastíssima oferta em alojamentos e restauração, não faltam motivos para desfrutar de uma estadia em Belmonte.
Um hotel com restaurante kosher e casas de turismo de excelência
No centro, perto dos diversos museus desta vila e Aldeia Histórica (museu judaico, Descobrimentos, Azeite e Ecomuseu do Zêzere) encontramos o Belmonte Sinai Hotel, um alojamento com 27 quartos, dos quais dois são suites familiares e outro está adaptado a hóspedes com mobilidade condicionada. Todos os quartos dispõem de ar condicionado, fechadura eletrónica de segurança, televisão com canais por cabo, mesa de trabalho com telefone e internet grátis. Associado à tradição judaica, o Belmonte Sinai Hotel surge como uma homenagem às raízes culturais ancestrais do povo judaico de Belmonte. De igual modo, o restaurante do hotel é kosher.
Perto do Castelo de Belmonte, encontramos a Casa Abraão, uma casa típica da região tornada alojamento de habitação, preparada para nos sentirmos como em casa. A Casa Abraão é composta por um quarto twin, com televisão e lareira, casa de banho privativa que inclui toalhas e roupa de banho, cozinha totalmente equipada com frigorífico e microondas e ainda acesso Wi-fi gratuito em todas as áreas.
Na rua da Igreja Matriz, encontramos a Casa Miriam, também uma casa de turismo de habitação, recuperada de uma casa antiga. Este alojamento permite animais de estimação e disponibiliza acesso à Internet por cabo. Dispõe, ainda, de uma cozinha equipada com frigorífico e fogão, para total comodidade dos hóspedes que preferirem preparar refeições em casa.
A menos de meia hora, na Covilhã, encontramos outra belíssima sugestão para quem deseja conhecer Belmonte: a Casa com História, um alojamento que promove atividades como caminhadas, ciclismo, equitação ou pesca, perfeitos para conhecer cada cantinho desta região. Na Casa com História, os quartos têm ar condicionado, televisão, vista jardim ou cidade, casa de banho privativa, Wi-Fi gratuito e pequeno-almoço incluído.
Sabores e aromas da Aldeia Histórica de Belmonte
Além do vasto património histórico-cultural, também a gastronomia de Belmonte é uma razão para visitar esta vila e Aldeia Histórica. Algumas das especialidades são as papas de milho, o arroz doce, o cabrito assado, o ensopado de cabrito ou o borrego assado no forno. Típicos de Belmonte são também os bolos de soda, preparados com o ingrediente que lhes dá o nome, assim como aguardente. Atribui-se também a Belmonte um delicioso acompanhamento que são as ervilhas com ovos, muito apreciado naquela Aldeia Histórica.
Para provar estas e outras iguarias, recomenda-se a Casa do Castelo, localizada na encosta do Castelo de Belmonte, ou a casa de petiscos Fio de Azeite, ambos exímios exemplos da cozinha regional.
Motivos não faltam para rumar a Belmonte – e perder-se pela sua herança histórica, que a todos fascina e apaixona.
No Comments