Cabrito assado no forno, beringelas guisadas, arroz de lebre… baseada nos produtos típicos da região, a gastronomia de Monsanto é um dos motivos para visitar esta Aldeia Histórica.

Alcandorada num cabeço que se impõe ao olhar na maior parte dos horizontes, a Aldeia Histórica de Portugal de Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995.

Tal como Idanha-a-Velha, Monsanto pertence ao concelho de Idanha-a-Nova, partilhando com aquela Aldeia Histórica algumas tradições gastronómicas como o uso de cogumelos (um dos produtos endógenos da região) em vários dos seus pratos. A criação de gado caprino, habitual na zona, ditou que um dos pratos típicos de Monsanto fosse o cabrito assado no forno. A prática agrícola criou outra especialidade, que são as beringelas guisadas; e na caça, o arroz de lebre. 

No que se refere a doçaria, a Aldeia Histórica de Monsanto partilha com Idanha-a-Velha os borrachões, que são biscoitos preparados com vinho branco e aguardente (existindo outras versões onde se usa jeropiga), e ainda um doce que são as argolas, preparado com aguardente, que é frito e coberto com açúcar e canela.

Para provar algumas destas iguarias, nada como visitar, em pleno centro histórico de Monsanto, a “A Loja Mais Portuguesa – Mercearia e Artesanato”, onde encontra enchidos, vinhos, queijos, doces e pão cozido em forno de lenha – e ainda as típicas bonecas de trapos (Marafonas), os Adufes, linhos e bordados da região.

Especializado na cozinha da região é também o restaurante Helana, situado na zona histórica de Idanha-a-Nova. Privilegiando produtos regionais, de agricultura biológica, o Helana oferece uma experiência gourmet e rica em paladar, em torno das iguarias da zona.

Depois de subir até ao Castelo de Monsanto, descobrindo ruas e recantos de encantar, nada como retemperar energias com os sabores típicos desta Aldeia Histórica, terminando em beleza uma visita inesquecível – que desejará de certeza repetir.