Como num conto de fadas… É assim que nos sentimos quando chegamos à Capela de São Pedro de Vir-a-Corça, bem pertinho da Aldeia Histórica de Monsanto. Muitos já conhecem este lugar mágico, mas continua a ser um pequeno paraíso, onde reina o silêncio e a tranquilidade.

A Capela de São Pedro de Vir-a-Corça encontra-se a apenas seis quilómetros da Aldeia Histórica de Monsanto, e o trajeto não é difícil: basta seguir pela EN239, em direção a Medelim, virando à esquerda para o Carroqueiro. Depois dessa povoação, há que seguir por um desvio à esquerda, até encontrar a Capela.

Trata-se de um extraordinário templo românico, rodeado por um imenso arvoredo, como um lugar de encantar. Com nave e abside retangulares e justapostas, exibe na frontaria um arco de volta perfeita, com duas arquivoltas, assentes em impostas decoradas com esferas e entrecruzado. No topo, encontra-se uma rosácea de aduelas decoradas com motivo entrelaçado. Do lado direito do portal está esculpida uma medida-padrão, um palmo (cerca de 22 cm).

Na fachada norte, há um arco decorado com tímpano assente em impostas e cachorrada com motivos antropomórficos.

Na fachada sul, há um portal com duas arquivoltas e tímpano assente em impostas.

Os silhares de granito salientes correspondem a um Relógio de Sol. A sombra projetada por estas pedras sobre o portal, dá indicação da hora solar.

A Poente, encontra-se um campanário com uma só ventana de arco perfeito, com cobertura triangular, sem sino, que foi implantado sobre um bloco granítico.

Junto à fachada norte, existem sepulturas na rocha e várias outras encontram-se no afloramento rochoso próximo.

A Capela de São Pedro de Vir-a-Corça é mais uma das imperdíveis pérolas do território das Aldeias Históricas de Portugal – um motivo para visitar, e sempre regressar!